close

Fundação Dom Cabral é a 7ª melhor escola de negócios do mundo

Ranking do Financial Times mostra que a instituição melhorou sua classificação

ranking ft Reprodução: Site Fundação Dom Cabral
por Redação maio 23, 2023
  • Educação e aprendizagem Mais informações
    Educação e aprendizagem

O jornal inglês Financial Times (FT) apontou a Fundação Dom Cabral (FDC) como a 7ª melhor escola de negócios do mundo. O ranking do FT é uma referência internacional sobre o assunto e coloca a FDC como única instituição brasileira no seleto grupo das Top 10 mundiais nessa área. O reconhecimento marca uma trajetória iniciada em 2005, quando a escola apareceu pela primeira vez no ranking, ocupando a 12ª colocação geral. 

“Estamos muito felizes com o resultado, porque eles são, antes de mais nada, a tradução e o reconhecimento de um trabalho constante na busca da excelência, como mostra nosso desempenho”, celebra Paula Simões, vice-presidente da Fundação Dom Cabral. De acordo com ela, o ranking reforça a cultura de qualidade, preparo, flexibilidade e capacidade de adaptação da FDC.

Paula lembra ainda que a instituição é uma escola de educação executiva brasileira com padrão internacional, que “cocria experiências de aprendizagem transformadoras, unindo rigor científico com relevância prática, inteligência e afetividade, para gerar não só desempenhos superiores, mas também progresso da nossa sociedade”. 

Entenda como o Ranking FT faz a classificação

© – Shutterstock

O Ranking de Educação Executiva do Financial Times tem uma metodologia simples: cerca de 80% do resultado é composto pela percepção de participantes e clientes sobre os programas elaborados de acordo com as necessidades das empresas – customizados – e os programas abertos, oferecidos para indivíduos com os mais variados temas da gestão e de negócios. 

As avaliações levam em consideração critérios como preparação do programa; formato do curso; corpo docente; métodos de ensino e materiais didáticos; novas competências e aprendizagem; acompanhamento; objetivos alcançados; custo-benefício; probabilidade de voltar para mesma instituição, entre outros. 

Já os outros 20% do Ranking são compostos por critérios que a escola tem que responder sobre: clientes internacionais; programas no exterior; crescimento em receita; número e qualidade das escolas parceiras e diversidade no corpo docente. Em “customizados”, a FDC ficou no 11º lugar em 2023 e, em “abertos”, em 7º, subindo duas posições em relação ao ano anterior.

Veja abaixo os destaques da FDC no ranking de 2023 do FT.

Programas abertos

● Design do curso: a FDC ficou em 3º, subindo 6 posições. Esse critério avalia flexibilidade do curso e adequação do tamanho, estrutura e design da turma.

● Métodos e materiais de ensino: a FDC ficou em 3º lugar, subindo 2 posições. Esse critério avalia até que ponto os métodos e materiais de ensino foram contemporâneos e apropriados, incluindo uma mistura adequada de rigor acadêmico e relevância prática.

● Preparação: a FDC ficou em 4º lugar, subindo 3 posições. Esse critério avalia o fornecimento de informações antecipadas sobre o conteúdo do programa e o processo de seleção de participantes.

Programas customizados

● Design do programa: a FDC ficou em 4º, subindo 4 posições. Esse critério avalia a flexibilidade do curso e a disposição das escolas de complementar seu corpo docente com especialistas externos.

● Corpo docente: a FDC ficou em 5º, subindo 4 posições. Esse critério avalia a qualidade do ensino e até que ponto o corpo docente trabalhou em conjunto para apresentar um programa coerente.




Os assuntos mais relevantes diretamente no seu e-mail

    Inscreva-se na nossa newsletter