-
Inovação e transformação digital
A Fundação Dom Cabral (FDC) acaba de apontar as 216 startups brasileiras com potencial de crescimento no Brasil. O grupo foi avaliado em função da replicabilidade do seu modelo de negócio, sendo que 25 empresas foram consideradas como tendo maior potencial de crescimento (veja lista a seguir).
Outra característica do universo mapeado é a oferta de solução escalável para o mercado, utilizando a tecnologia como ferramenta fundamental. O mapeamento aponta dados significativos sobre o setor, número de colaboradores, localização, ano de fundação, investimentos recebidos e modelo de vendas.
“A Fundação Dom Cabral espera que o mapeamento contribua para uma melhor compreensão do universo das startups do Brasil, avaliando a capacidade de expansão e de replicação desses negócios, além de auxiliar os empreendedores e interessados no tema, na mensuração desse crescimento e no potencial para investimentos”, destaca Hugo Tadeu, professor e diretor do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da FDC.
Perfil das startups do ranking
O mapeamento das startups de maior potencial foi realizado a partir de dados estatísticos, disponíveis pelo Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da FDC. As empresas e indicadores presentes no estudo são provenientes de bases de dados especializadas em inovação, bem como de plataformas digitais e publicações técnicas com amplo acesso pela equipe de pesquisadores responsáveis (Hugo Tadeu, Rodrigo Penna, Giulia Riggio, Miguel Costa e Talia Prado).
A princípio, foram catalogadas 216 startups, todas com taxa de crescimento médio acima dos 20% e valor mínimo de investimento levantado de US$1 milhão, a contar da data de fundação. Além disso, todas tiveram ao menos uma premiação de destaque, como o Top 100 Open Startups, ScaleUp Endeavor e InovAtiva Brasil. Com a finalidade de buscar startups recém fundadas, optou-se por considerar, no ranking, apenas as que foram criadas a partir de 2017.
Predomínio de São Paulo no ranking de startups
As 216 startups mapeadas foram avaliadas segundo a taxa de crescimento anual composta pelo investimento a partir da data de fundação e pela taxa de crescimento anual composta do número de funcionários da empresa.
A partir do grupo inicial avaliado, a FDC criou um ranking com as 25 empresas de maior potencial de crescimento. Entre elas, 20 (80%) estão localizadas no estado de São Paulo. A nível nacional, um levantamento da Associação Brasileira de Startups (Abstartups) revela que 32,5% das startups se concentram em São Paulo, seguido de Santa Catarina (12,6%) e Minas Gerais (9,5%).
Entre os setores de atuação, as Fintechs & Insutech, relativas ao setor financeiro, se mantém em evidência no cenário nacional. De acordo com o Fintech Report 2022, o número de empresas no setor quadruplicou em menos de dez anos.
O volume de investimentos na área seguiu a tendência de alta e possibilitou a ascensão desse mercado. Entre as empresas listadas no ranking, 32% recebem essa classificação. O setor de Logtech & Autotech & Mobility enquadra a segunda colocação (16%) seguido de Agritech (12%).
Conheça o ranking das 25 startups com maior potencial de crescimento
Confira abaixo o ranking completo: