-
Gestão pública
O Centro de Liderança Pública (CPL) classificou a cidade paulista de Barueri como a mais competitiva em 2022. A lista dos melhores inclui ainda Florianópolis (SC), que subiu uma posição e ultrapassou São Caetano do Sul (SP), que foi 2º colocado nas duas edições anteriores e agora ocupa a 3ª posição.
No segundo bloco de municípios outras duas capitais completam top five: Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP), respectivamente. O Ranking de Competitividade dos Municípios do CPL está em sua terceira edição e é uma ferramenta com objetivo de apoiar os líderes públicos brasileiros nas tomadas de decisão, com foco na melhoria da gestão das cidades.
Na edição de 2022, o CPL analisou 415 municípios brasileiros (7,45% do total), representando os municípios do país com população acima de 80 mil habitantes, de acordo com a estimativa do IBGE para o ano de 2021.
Em relação à edição anterior do estudo, quatro novos municípios passaram a compor o levantamento: Viana (ES), Ibiúna (SP), Telêmaco Borba (PR) e Caçador (SC). Em conjunto, os 415 municípios em análise correspondem a 59,96% da população brasileira (127,91 milhões de habitantes).
São Paulo e Santa Catarina lideram ranking de competitividade
Como resultado, a terceira edição do Ranking de Competitividade dos Municípios é composta por 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos e três dimensões: instituições, sociedade e economia. Esta organização é fruto de ampla reflexão ao longo do projeto sobre quais são os temas fundamentais para se analisar a competitividade a nível municipal no Brasil.
Além do ranking das cidades, o CPL também elabora a lista dos estados mais competitivos. Assim como nas demais edições, São Paulo segue na primeira colocação e Santa Catarina na segunda.
Nesta edição, houve troca de posição entre os terceiro e quarto colocados, com o Paraná atingindo a 3ª colocação e o Distrito Federal recuando para a 4ª. Enquanto os Estados do Sudeste, Sul e Centro-Oeste concentram-se na metade superior do Ranking, os do Norte e Nordeste ocupam as últimas posições.
Nesta edição, a Paraíba tornou-se o representante do Nordeste mais bem colocado (12ª posição), ultrapassando o Ceará (13ª posição), e o estado do Amazonas (16ª posição), que seguiu na liderança da região Norte.