-
Inovação e transformação digital
De acordo com Eliney Sabino, coordenador dos cursos de jogos digitais e gestão e tecnologia da informação do Centro Universitário Facens, as profissões ligadas à Web3 estão em alta. Considerada a “grande evolução da internet”, pois deve descentralizar informações, a Web3 permitirá que as máquinas interpretem um volume muito maior de dados, o que explica a procura por profissionais que estejam ligados ao tema. Veja alguns exemplos:
Planejador do Metaverso
Na lista de profissionais requeridos está o planejador do metaverso, com a média salarial de R$ 3 mil, mas que pode chegar a cinco vezes esse montante. Ele é o responsável por aplicar ações estratégicas de comunicação, estabelecidas dentro de um segmento do metaverso.
O metaverso, como definiu o Seja Relevante em uma publicação sobre o tema, “é um termo vago e complexo, mas propomos um exercício que pode facilitar o entendimento: substituir a palavra metaverso por ciberespaço”. Já uma reportagem do UOL tilt, diz que o metaverso pode ser definido como uma realidade digital, relacionada à internet tradicional, mas com elementos de redes sociais, realidade aumentada e games online, entre outros.
Planejador de Ecossistemas
O planejador de ecossistema é outro alvo potencial de contratação e tem uma média salarial similar ao planejador do metaverso, citado acima. A atuação, no entanto, está relacionada a entender as estratégias comunicacionais e mercadológicas que estejam fora do metaverso, mas alinhando-a com essas novas oportunidades, numa visão de “360 graus” para a marca.
Estilista de Avatar
Também na mesma faixa salarial, o estilista de avatar é o profissional focado em criar o estilo geral de um personagem no metaverso, a partir de referências do mundo real e das possibilidades digitais. “Além do vestuário, esse profissional será responsável pela personalidade e pelo estilo do avatar, visando atrair um público maior”, detalha a matéria do UOL.
Para quem acha o tema utópico, os especialistas lembram que o conceito de nuvem – hoje uma realidade – já foi visto da mesma forma. Entre as outras ocupações listadas estão o engenheiro de blockchain e três outros profissionais ligados ao metaverso: desenvolvedor de realidade mista, pesquisador científico e desenvolvedor do ecossistema. Detalhe importante: as mulheres lideram a ocupação de vagas na Web3, de acordo com o relatório Web 3 Career Market Report’.