-
Liderança
Apesar da onda recente de demissões em vários gigantes de tecnologia, as profissões ligadas a essa área ainda estão entre as mais procuradas e aparecem no radar do LinkedIn. Os organizadores da rede social elaboraram uma lista de ocupações que devem estar em alta ao longo do ano. E de acordo com o relatório, os cargos de analista de privacidade e especialistas em cibersegurança e captação de vendas estão e devem estar entre os mais procurados.
Segundo a revista Forbes, a formulação da pesquisa contou com o cálculo das taxas de crescimento a partir da análise de milhões de empregos iniciados pelos profissionais no LinkedIn entre os períodos de 1º de janeiro de 2018 e 31 de julho de 2022. Além disso, cada cargo adicionado à lista precisou ter crescimento consistente na base de usuários da plataforma e significativo aumento em 2022.
Privacidade, cibersegurança e vendas lideram a lista
Classificado como primeiro da lista, o cargo de analista de privacidade está direcionado para profissionais que avaliam, de forma contínua, os riscos relacionados a dados sensíveis, ajudando as empresas a desenvolver procedimentos para tratar essas informações de maneira adequada. Os setores mais comuns de atuação são os serviços profissionais, tecnologia e mídia e serviços financeiros.
Já o especialista em cibersegurança, segundo da classificação, é focado em profissionais que vão atuar em caso de ameaças, além de serem avaliadores de cenários de vulnerabilidade digital nas empresas. É um profissional que também deve colaborar no processo de elaboração de políticas corporativas de tratamento de dados.
O especialista em captação de vendas, fecha o trio principal do relatório e tem como perfil o profissional que fornece à equipe de vendas os recursos necessários para engajar clientes, incluindo treinamento, guias de vendas e dados relevantes. Deve ter competências nas áreas de pré-vendas, processo de vendas e gestão de vendas e poderá atuar em várias áreas, como serviços profissionais e mídia.
Veja a lista completa abaixo
1. Analista de privacidade
2. Especialista em cibersegurança
3. Especialista em captação de vendas
4. Líder de gerentes de produto
5. Representante de desenvolvimento de negócios
6. Engenheiro de cibersegurança
7. Diretor de receita (Chief Revenue Officer)
8. Engenheiro de dados
9. Analista de desenvolvimento de sistemas
10. Pesquisador em UX (experiência do usuário)
11. Designer de conteúdo
12. Engenheiro de qualidade de software
13. Desenvolvedor de Chatbot
14. Analista de marcas
15. Engenheiro de confiabilidade de sites
16. Desenvolvedor Back-End
17. Gerente de crescimento (growth manager)
18. Executivo de contas de grandes contratos
19. Gerente de sustentabilidade
20. Especialista em CX (experiência do cliente)
21. Redator SEO
22. Analista de CS (sucesso do cliente)
23. Coordenador de segurança da informação
24. Redator com foco em UX (experiência do usuário)
25. Analista de suporte de TI