O Pix acaba de assumir a dianteira entre as marcas mais fortes entre os brasileiros. O meio de pagamento eletrônico lidera a pesquisa realizada com 18 mil consumidores nacionais no primeiro semestre do ano. No total, 1,5 mil marcas foram analisadas no critério força de mercado. O Boticário, que aparecia na 12ª colocação em 2023, subiu onze casas e é vice-líder do ranking.
A Brastemp (11ª colocada no ano passado) passou para 4ª marca mais forte. Tanto a Cacau Show (3ª colocada) quanto a Tramontina (5ª), subiram duas casas, mantendo uma tendência de melhoria na visão do consumidor local.
Por outro lado, a roda da fortuna castigou o Nubank, que de primeiro lugar caiu para oitavo, e as Havaianas, que mudou da segunda colocação para a sétima em um ano. A Natura, terceiro melhor posicionamento de 2023, agora é a nona mais citada em termos de força de mercado.
Marcas mais valiosas
O estudo do grupo de publicidade WPP também classificou as marcas mais valiosas segundo os brasileiros. Nesse caso, o Nubank pontificou bem entre as 150 empresas abertas que foram analisadas no levantamento. De acordo com a classificação, a marca estaria cotada em US$ 26.4 bilhões. O Mercado Livre aparece em segundo, sendo avaliado em US$ 16 bilhões. A marca Itaú é a terceira mais valorizada com US$ 8,2 bilhões. A Vivo (US$ 3,4 bilhões) e a XP (US$ 2,8 bilhões) fecham a lista das top five.
De acordo com reportagem do jornal Valor, as marcas mais fortes em 2024 têm em comum a participação no dia a dia dos brasileiros, além de terem consolidado sua relevância e apresentarem diferencial no mercado onde atuam, caso do Pix no segmento financeiro. O jornal destaca ainda que as três marcas líderes nesse quesito colocaram o consumidor no centro de suas iniciativas.