Com bastante destaque na mídia, o Chat GPT é um recurso de inteligência artificial que utiliza um algoritmo baseado em redes neurais que permitem estabelecer uma conversa com o usuário a partir do processamento de um imenso volume de dados. A novidade é que essa plataforma não está sozinha. O Perplexity AI é outro mecanismo com a mesma pegada e busca várias fontes de informações, incluindo artigos acadêmicos, escrevendo um resumo rápido com as fontes citadas que, por sua vez, podem ser acessadas para ampliar ainda mais a pesquisa.
Como destaca o site de notícias PC Guide, o Perplexity AI tem uma configuração semelhante ao Google. Ele apresenta uma barra de pesquisa principal no centro, usada para se fazer as perguntas ao mecanismo de AI. Um dos diferenciais é o acesso fácil. Outra característica dele é fazer a busca em tempo real, com informações recentes. Na avaliação do PC Guide, essa seria uma vantagem ao citado Chat GPT.
“O modelo de IA tem um conhecimento muito limitado dos eventos que aconteceram após 2021 e não tem a capacidade de citar suas fontes na medida em que o Perplexity AI pode”, argumenta Funmi Looi Somoye, articulista do PC Guide. Ela também lista o que se pode fazer com o Perplexity AI, incluindo desde a definição de termos a instruções passo a passo sobre qualquer assunto, passando pelo uso mais comum de responder perguntas frequentes.
Perplexity AI e seu dinamismo
Outro entusiasta da plataforma é o engenheiro de software Alexandros Pappas, que destaca o diferencial da inclusão de citações nos resultados da pesquisa. “Esta é uma ferramenta valiosa para verificar a precisão das informações fornecidas e ajuda a garantir que os usuários não sejam enganados por informações incorretas ou enganosas”, explica em artigo para o site Towards AI, um fórum de especialistas em inteligência artificial. Esse recurso da plataforma, segundo ele, é similar ao PageRank, do Google, que usa citações como forma de determinar a qualidade e a relevância de uma página da web.
Pappas destaca o fato de o Perplexity AI não incluir anúncios que distraem e não requerer inscrição ou login para ser usado. Também não coleta informações pessoais, tornando-se uma forma segura e privada de buscar informações. O especialista avalia ainda que plataformas similares devem aparecer nos próximos tempos, confirmando o avanço da AI e dos modelos de linguagem mais poderosos. “Essas tecnologias têm o potencial de aumentar muito a nossa capacidade de encontrar e verificar informações online e provavelmente desempenharão um papel importante na formação do futuro da pesquisa”, finaliza.