close

Poder público tem papel fundamental na implementação dos ODS

Representante da FDC participa de evento da ONU que discute o peso dos governos na implementação concreta dos ODS

ods © - Shutterstock
por Redação 10 de maio, 2023
  • Gestão pública Mais informações
    Gestão pública
  • Impacto positivo e legados sustentáveis Mais informações
    Impacto positivo e legados sustentáveis

A importância do poder público na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) permeou as discussões na 22ª Seção do Comitê de Experts em Administração Pública do Conselho Social e Econômico (ECOSOC) das Nações Unidas (ONU). No encontro, realizado em março, no quartel-general da ONU, em Nova Iorque, os especialistas destacaram os desafios dos Governos em implementar os ODS em um cenário pós-Covid e de recente crise global.

Presente ao encontro, a gerente de Gestão Pública da Fundação Dom Cabral (FDC), Patrícia Becker, contou que foi discutida também a necessidade de “desrotular” a burocracia, dando ao poder público o peso que merece. A importância do servidor público pode parecer mínima, mas a falta de um deles apenas já cria prejuízos enormes. Ela também destacou, com base no que foi debatido, que não é possível comparar o setor público com o privado, pois ambos guardam muitas diferenças em termos de desafios.

A importância da participação social

A questão da governança, incluindo uma maior participação social, também foi um dos destaques. No entanto, um ponto de atenção é que essa participação precisa ser relevante e significativa, mas, ao mesmo tempo, baseada em evidências, para delimitar a qualidade das contribuições.

O encontro também chamou a atenção para a importância de dados e evidências em todos os assuntos. Isso será algo crítico nos próximos anos e é importante também traduzir as informações para a sociedade em geral, com uso da comunicação e mídia. O uso de tecnologia e a comunicação precisam ser acessíveis.

Outro ponto muito discutido foi a questão da transição climática, principalmente quando se fala de países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, que muitas vezes não possuem sequer sistema de saúde de qualidade e saneamento básico. Um exemplo é o Senegal, que precisa gastar cinco vezes mais para reduzir os efeitos das mudanças climáticas do que o necessário para implementar a saúde.

Sobre desenvolvimento da força de trabalho e aprendizado institucional, foi discutida a importância da inovação para o setor público. Inovar requer tentativa e erro, o que é um grande desafio em um contexto altamente legalizado e regulado. A inovação precisa ser abordada também de uma forma mais simples, baseada em ações do dia a dia. Reconhecer e comunicar são incentivos importantes e é preciso fazer isso até mesmo para as pequenas conquistas diárias.





Os assuntos mais relevantes diretamente no seu e-mail

Inscreva-se na nossa newsletter