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Liderança
Após um 2022 marcado por inflação e juros altos, problemas na cadeia de suprimentos, instabilidade política, Covid-19, recessão e guerra, o que os líderes podem esperar de 2023? Um artigo publicado na revista CEO Today e assinado pelo coach executivo e diretor da consultoria de liderança Kourdi Associates, Jeremy Kourdi, responde que 2023 será marcado por “instabilidade sustentada e imprevisibilidade”, mas também por “compreensão e bondade”.
Em outras palavras, Kourdi acredita que as lições de 2022 permanecerão relevantes – e não só neste ano, mas por pelo menos a próxima década. Isso porque o mundo se tornou mais imprevisível e volátil mesmo, e muita coisa está mudando. “Mas não tudo”, defendeu.
Os clientes, por exemplo, continuam sendo vitais. Nas empresas, os colaboradores também continuam sendo mais eficientes quando são apoiadas, desafiados, cuidados e ouvidos. Portanto, para o especialista, a chave do sucesso está cada vez mais nas pessoas, e caberá aos líderes encontrar as fórmulas mais adequadas.
“Audácia, inovação e risco permitem-nos progredir. A busca pelo aperfeiçoamento deve ser constante. A coragem e confiança são vitais e universais. Ser inclusivo torna muitas coisas vitais (do trabalho em equipe e inovação à tomada de decisões), além de simplesmente ser a coisa certa a se fazer. E o dinheiro é bom, mas a dívida é ruim”, sentencia ele.
Líderes precisam se comunicar melhor
As pessoas, segue o autor, querem ser ouvidas e valorizadas, esperam virtudes humanas de abertura, decência e inclusão e respondem a líderes que entendem os motivadores da confiança. “Essas qualidades incluem justiça, confiabilidade, respeito, abertura, coragem, altruísmo, competência, apoio, empatia e compaixão”, disse.
Comunicação, conexão e empatia, portanto, se tornaram vitais no ambiente corporativo atual, segundo Kourdi. Em tempos imprevisíveis como os atuais, com as pessoas se sentindo confusas, e muitas vezes com medo, os líderes precisam se comunicar, se conectar e se envolver com elas, encontrando-as onde elas estão. “Mais do que isso, conectar-se genuinamente com as comunidades é essencial para a saúde do negócio a longo prazo. As qualidades de liderança pessoal são importantes. Os líderes precisam ser autoconscientes, emocionalmente inteligentes e abertos, autênticos e decentes, bem como capazes, corajosos e eficazes. Eles precisam ouvir e perguntar, não simplesmente dizer, e eles precisam treinar, orientar e moldar, bem como aprender”, completou Kourdi .