À medida que os “nativos digitais” ganham predominância no mercado de consumo e nos núcleos de decisão das empresas, as estratégias e orçamentos de vendas e relacionamento são cada vez mais voltados aos canais digitais. Internamente, os profissionais de marketing e vendas exploram as tecnologias de automação e inteligência artificial (IA) para produção e, principalmente, para aumento de eficiência operacional. Essas são algumas das constatações do relatório O estado do marketing no Brasil, elaborado pela HubSpot a partir de entrevistas com 770 profissionais.

Na amostragem, cerca de 25% dos profissionais de marketing brasileiros dizem investir de R$ 31 a R$ 50 mil reais mensais em marketing; 17% até R$ 5 mil; e 5,8% mais de R$ 100 mil.

“Os fatores que mais impactam a forma como as empresas operam hoje são o rápido avanço da tecnologia, a ascensão dos nativos digitais no mundo do trabalho e as condições econômicas”, resumem os autores do estudo.

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Na segmentação etária, 77% priorizam alcançar os Millennials, 76% querem engajar a Geração X, e 28% estão interessados em chegar aos Baby Boomers. “Conforme os nativos online se tornam tomadores de decisões, estamos vendo mudanças na forma como os compradores interagem com as empresas na Internet”, consta no relatório.

Redes sociais e vídeo em alta

nativos digitais

O estudo destaca as redes sociais como principais canais de descoberta de produtos para a Geração Z e os Millennials, sendo que 31% as usam para buscas e consultas; 17% já compraram algum; e 19% interagiram diretamente com o atendimento ao cliente em 2023.

Na comparação de investimentos para 2025, o direcionamento ao Instagram permanece relativamente estável, passando de 74% a 75% dos entrevistados. Há um aumento mais expressivo com o YouTube, de 53% para 68%, e o TikTok, de 58% para 69%.

Além das campanhas comerciais, 9% apontaram as iniciativas de marketing voltadas à comunicação de valores de marca como parte das estratégias que trouxeram maior retorno.

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Seja com ABM (account based marketing) no mercado B2B ou com ferramentas de análise de consumidores, as tecnologias são adotadas com forte direcionamento à personalização. Para 75% dos profissionais de marketing, a disponibilidade de dados do público é muito importante. Em relação aos canais, 76% esperam que seus times aumentem o uso de WhatsApp e 56% esperam aumentar o uso de chatbots.

IA com foco em produtividade

Quase todos os profissionais já utilizam IA no seu dia. O ChatGPT é a ferramenta mais mencionada, por 34,9%, seguida do Canvas, com 14,4%. Enquanto 58,83% afirmam que estão muito satisfeitos, 31% reconhecem a utilidade, mas são mais cautelosos em relação às limitações das atuais tecnologias.

Nos canais de comunicação com o público, 11% querem testar a reutilização de conteúdo, adaptado por IA, em várias mídias, assim como a otimização de seus sites para IA generativa na busca. Na área de relacionamento, 72% dos profissionais avaliam que seus times estejam usando IA.

Praticamente todos os entrevistados (96%) planejam utilizar Inteligência Artificial e Automação em suas iniciativas de marketing em 2025.

Além disso, o uso de automação e inteligência artificial para reduzir contratações já é uma perspectiva próxima para 25%, enquanto 6% não acreditam que essas ferramentas reduzam a demanda de recursos humanos em 2025.