A comunicação empresarial sempre esteve no centro das atenções dos executivos, e, cada vez mais, percebe-se que a falta de clareza é a raiz de muitos desafios corporativos. O Plain Language surge como uma solução estratégica para enfrentar esses problemas com eficácia. Em tradução literal, “Linguagem Simples” é uma abordagem de escrita que tem o objetivo de transmitir informações de forma direta e acessível para que qualquer leitor, independentemente de seu nível de escolaridade ou experiência, compreenda claramente o conteúdo. Para as empresas, adotar a Linguagem Simples significa evitar mal-entendidos, reduzir erros e também otimizar os processos, além de fortalecer a reputação e facilitar o atendimento de seus clientes e colaboradores.
A ideia de tornar a linguagem mais acessível não é nova. Ela remonta ao século passado, quando os EUA começaram a enfrentar dificuldades no entendimento de textos legais e governamentais. O movimento do Plain Language nasceu na década de 1970, com o governo buscando a simplificação da linguagem dos documentos públicos. Assim, uma série de técnicas, uma série de técnicas, como perguntas e respostas curtas, com pronomes pessoais e frases na voz ativa, começou a ser adotada. O presidente Jimmy Carter foi um dos pioneiros, ao emitir um memorando incentivando o uso de linguagem clara em documentos administrativos.
Cenário Brasileiro
A Linguagem Simples ainda é relativamente nova no Brasil, embora já seja possível constatar a sua crescente adoção, especialmente como ferramenta de política pública. Investir em programas de simplificação da linguagem significa tornar os serviços e as informações públicas mais acessíveis à população. No setor privado, a disseminação da linguagem simples é mais tímida, mesmo que também seja uma tendência crescente, especialmente com a expansão nos ambientes de negócios de mensagens orientadas para o usuário, que focam na clareza.
Empresas e escritórios de advocacia pioneiros estão começando a incorporar a Linguagem Simples em suas diretrizes internas e nos documentos produzidos. Com isso, percebem que a clareza e a objetividade proporcionam menos reclamações, mais engajamento e, como consequência, melhor desempenho financeiro.
No ambiente corporativo, a linguagem simples tem representado uma mudança profunda de mentalidade. Muitas empresas se acostumaram a uma comunicação repleta de jargões e tecnicismos que visavam passar uma imagem de “credibilidade” e “autoridade”. Sem falar no exagero do anglicismo, com os mindsets, budgets, overheads, coachs, calls, meetings, invites, daylies, FUPs, FYIs, entre outros.
Interpretação de textos
Aplicar a Linguagem Simples no contexto corporativo ajuda a reduzir o tempo de interpretação de textos, facilita o treinamento de funcionários e melhora a experiência do cliente, ainda que todos possam, eventualmente, conhecer os jargões, termos técnicos e a língua inglesa.
Em setores como o jurídico, financeiro, seguros e saúde, a adoção da Linguagem Simples é particularmente relevante. A complexidade dos termos técnicos pode afastar clientes, gerar equívocos e mal-entendidos. A escrita complexa, rebuscada e truncada, está se tornando cada vez mais imprópria para consumo!
Técnicas de Linguagem Simples e como aplicá-las
Listamos a seguir algumas técnicas para implementação da Linguagem Simples no ambiente corporativo.
• Use frases e parágrafos curtos: frases longas tendem a dificultar a compreensão, enquanto frases curtas transmitem a mensagem de maneira direta. Prefira frases com até 20 palavras.
• Prefira palavras simples e familiares: sempre que possível, substitua termos técnicos ou jargões por palavras conhecidas pelo público-alvo e de uso comum.
• Use voz ativa: em vez de “o relatório foi revisado pelos gerentes”, prefira “os gerentes revisaram o relatório”. Essa estrutura facilita a leitura e deixa claro quem realizou a ação.
• Elimine palavras desnecessárias: reduza expressões redundantes e simplifique termos. Troque “em virtude do fato de que” por “porque”, por exemplo.
• Tópicos e listas: para conteúdos que exigem explicações detalhadas ou instruções, listas numeradas ou com marcadores ajudam a tornar a leitura mais rápida.
• Use títulos e subtítulos: títulos e subtítulos devem indicar claramente o conteúdo seguinte, ajudando o leitor a identificar se aquela seção contém a informação que procura.
Linguagem simples cria conexão
Adotar a Linguagem Simples é uma postura de respeito e acessibilidade. Nas empresas, a Linguagem Simples pode impactar a eficiência operacional, a retenção de talentos e a satisfação do cliente. Em um mercado cada vez mais competitivo, a capacidade de se comunicar com clareza é um diferencial poderoso. A Linguagem Simples diz muito sobre a capacidade de criar conexão com o leitor, o que é imprescindível na era da promoção de experiências acima dos produtos e serviços.
A Linguagem Simples, seja como política pública ou estratégia empresarial, é caminho sem volta. Não se trata, porém, de uma jornada fácil. Em um artigo sobre “Escrever Bem”, publicado na Folha de SP, Ruy Castro foi certeiro ao dizer que “tudo o que é fácil de ler foi difícil de escrever”.
Portanto, é necessário dedicar esforço e tempo para se alcançar a sofisticação que a simplicidade exige e estar na vanguarda da comunicação corporativa.