close

Metaverso pode impactar o mercado de trabalho

Ambiente deve impulsionar a produtividade e a colaboração nas organizações, segundo consultoria

metaverso mercado de trabalho © - Shutterstock
por Redação 26 de dezembro, 2022
  • Inovação e transformação digital Mais informações
    Inovação e transformação digital

O metaverso, que é terminologia utilizada para indicar um tipo de mundo virtual que tenta replicar a realidade através de dispositivos digitais, promete gerar impactos no mundo do trabalho. Segundo a consultoria de recrutamento Robert Walters, no mundo do trabalho o metaverso propõe um universo virtual tridimensional para a interação social dos usuários, por meio de avatares e, portanto, poderá impulsionar a produtividade e a colaboração nas organizações. 

Ainda de acordo com a consultoria, as empresas já começam a se planejar para se adaptar de forma ágil a esse cenário, e lista três tendências na incorporação do metaverso nas companhias. Acompanhe:

Encontros

Com a criação de avatares, as organizações veem uma oportunidade de aproximar seus colaboradores. Em consequência da pandemia, há companhias que operam 100% remotamente e em alguns casos tem sido um desafio criar uma cultura organizacional sólida devido à distância. Mas, com o metaverso, seria possível interagir dinamicamente.

Recrutamento 

metaverso mercado de trabalho
© – Shutterstock

Algumas empresas começam a incorporar gaming em seus processos de recrutamento, e as áreas de talento planejam como mergulhar no metaverso para atrair os melhores candidatos.

Profissionais devem se adaptar

metaverso mercado de trabalho
© – Shutterstock

Segundo Craig Rowbottom, head de Recrutamento em Sales & Marketing da Robert Walters Brasil, “os profissionais devem continuar se adaptando, aprendendo e estudando para continuar evoluindo”. “No setor de varejo, as posições de marketing têm sido fundamentais para conectar os consumidores aos pontos de venda e canais digitais, buscando oferecer experiências omnicanal que convidem os clientes a retornar”, acrescentou o executivo.

Profissões em alta

metaverso mercado de trabalho
© – Shutterstock

A demanda por perfis de tecnologia, segundo a Robert Walters, continuará aumentando. Funções focadas em desenvolvimento, engenheiros e segurança cibernética estão entre as mais procuradas. Quanto aos perfis digitais, deverá haver aumento de demanda de designers, estrategistas e profissionais de marketing.




Os assuntos mais relevantes diretamente no seu e-mail

Inscreva-se na nossa newsletter