-
Inovação e transformação digital
O metaverso, que é terminologia utilizada para indicar um tipo de mundo virtual que tenta replicar a realidade através de dispositivos digitais, promete gerar impactos no mundo do trabalho. Segundo a consultoria de recrutamento Robert Walters, no mundo do trabalho o metaverso propõe um universo virtual tridimensional para a interação social dos usuários, por meio de avatares e, portanto, poderá impulsionar a produtividade e a colaboração nas organizações.
Ainda de acordo com a consultoria, as empresas já começam a se planejar para se adaptar de forma ágil a esse cenário, e lista três tendências na incorporação do metaverso nas companhias. Acompanhe:
Encontros
Com a criação de avatares, as organizações veem uma oportunidade de aproximar seus colaboradores. Em consequência da pandemia, há companhias que operam 100% remotamente e em alguns casos tem sido um desafio criar uma cultura organizacional sólida devido à distância. Mas, com o metaverso, seria possível interagir dinamicamente.
Recrutamento
Algumas empresas começam a incorporar gaming em seus processos de recrutamento, e as áreas de talento planejam como mergulhar no metaverso para atrair os melhores candidatos.
Profissionais devem se adaptar
Segundo Craig Rowbottom, head de Recrutamento em Sales & Marketing da Robert Walters Brasil, “os profissionais devem continuar se adaptando, aprendendo e estudando para continuar evoluindo”. “No setor de varejo, as posições de marketing têm sido fundamentais para conectar os consumidores aos pontos de venda e canais digitais, buscando oferecer experiências omnicanal que convidem os clientes a retornar”, acrescentou o executivo.
Profissões em alta
A demanda por perfis de tecnologia, segundo a Robert Walters, continuará aumentando. Funções focadas em desenvolvimento, engenheiros e segurança cibernética estão entre as mais procuradas. Quanto aos perfis digitais, deverá haver aumento de demanda de designers, estrategistas e profissionais de marketing.