close

Luta antirracista deve ser de todos

Nádia Rampi, do Centro Social Cardeal Dom Serafim da Fundação Dom Cabral, lembra que "não bastar não ser racista, é preciso ser antirracista"

antirracista © - Shutterstock
por Redação setembro 16, 2022
  • Impacto positivo e legados sustentáveis Mais informações
    Impacto positivo e legados sustentáveis

O combate ao racismo deve acontecer em todas as frentes, de acordo com Nádia Rampi, diretora estatutária e líder do Centro Social Cardeal Dom Serafim da Fundação Dom Cabral (FDC). Ela defendeu o ponto de vista em artigo escrito para a Folha de S.Paulo, onde pontua que empresas, setor público e terceiro setor devem entrar na luta antirracista. 

“O debate sobre as questões relacionadas ao racismo e às formas de combatê-lo tem se intensificado na sociedade brasileira, especialmente nas organizações e entidades do terceiro setor. Torna-se premente que ele passe a fazer parte do rol das prioridades das empresas privadas e do poder público para entrar definitivamente na agenda de debates nacional”, afirmou a ativista. 

“Não basta não ser racista, é preciso ser antirracista”

Como mulher, negra e diretora estatutária da Fundação Dom Cabral (FDC), onde atua também como líder do Centro Social Cardeal Dom Serafim, Nádia revela ter participado de eventos e atividades relacionadas ao tema. Uma dessas iniciativas é a condução do podcast “Racismo – Mecanismos para Maior Equidade Social“, realizado na série “Aspirações Brasileiras”, que integra a iniciativa Imagine Brasil, da FDC.

Durante o episódio, ela lembrou da necessidade de priorizar ações afirmativas com políticas públicas que garantam empoderamento social e econômico à população negra, que hoje representa 56% dos brasileiros. 

Na área corporativa, ela defendeu que se deve estipular prazos para garantir a ascensão de pessoas negras aos espaços de liderança, de gestão e dos conselhos empresariais. “Nesta luta não basta não ser racista. É preciso, mais do que nunca, ser antirracista”, afirma. 




Os assuntos mais relevantes diretamente no seu e-mail

    Inscreva-se na nossa newsletter