O mundo está dominado pela tecnologia e as pessoas estão reequilibrando comportamentos importantes, mudando suas prioridades e descobrindo como atender às suas próprias necessidades. Esse é um dos diagnósticos do relatório Life Trends 2025, da Accenture.
De acordo com a consultoria, há evoluções importantes que afetam na maneira como as pessoas interagem online, relacionam-se com seus filhos e com o trabalho. E, também, como gastam o seu tempo, o que influi nos negócios e marcas. Confira as cinco tendências que resumem essa evolução.
1. O preço da desconfiança

Segundo a consultoria, a hesitação está se tornando um reflexo, à medida que as pessoas não podem mais confiar automaticamente em imagens, avaliações, campanhas de marketing e conteúdo que encontram online. Quatro em dez pessoas viram, no ano passado, avaliações falsas de produtos e 33% sofreram algum tipo de golpe. O recado é claro: as organizações atentas devem priorizar a construção da confiança ou arcar com o preço da desconfiança.
Leia também:
Entenda a importância das avaliações de terceiros na decisão de compra online
2. A armadilha da parentalidade

Um dos maiores desafios dos pais é ajudar a próxima geração a construir uma relação segura com a tecnologia digital e encontrar maneiras de protegê-los dos riscos associados ao acesso online irrestrito. Para 65% das pessoas ouvidas globalmente pela Accenture, os pais ou responsáveis devem limitar o tempo que seus filhos passam nas redes sociais. Uma aceleração de políticas desenvolvidas por governos – e ações por parte de pais e escolas – poderia ajudar nesse desejo. A ideia de estabelecer limites terá grandes repercussões para as organizações e pode acontecer em breve.
3. Economia da impaciência

Para muitas pessoas, a busca por saúde, riqueza e felicidade parece ser lenta e cansativa. As redes sociais têm um papel importante para captar esse momento, pois 63% das pessoas se inspiram nelas para fazer as coisas de forma mais inteligente. E mais: 68% dos entrevistados na pesquisa se engajariam com mais de uma marca que passasse conhecimento por meio de blogs, vídeos e outros canais de conteúdo.
Leia também:
Construção de marca e marketing de desempenho podem andar juntos
4. Dignidade do trabalho

Pilar crítico de um ambiente profissional saudável, esse aspecto está cada vez mais ameaçado por pressões corporativas, avanços tecnológicos e dinâmicas humanas em constante evolução. Os especialistas questionam como se pode esperar a entrega de produtos, serviços e experiências de alta qualidade aos clientes, se os talentos não se sentem motivados e não têm autonomia. E atenção: 49% dos entrevistados recebem mais mensagens de aumento de produtividade do que relacionadas ao seu valor profissional.
5. Restauração do social

A restauração do social revitaliza as conexões entre as pessoas e seu entorno. Segundo a Accenture, 47% das pessoas quer encontrar seus amigos pessoalmente e fazer compras em supermercados físicos. E pelo menos 3 em cada dez que ler livros. Ou seja, encontrar satisfação no mundo acelerado de hoje significa reservar um tempo para se desconectar e focar em atividades gratificantes e interações significativas da vida real. É um movimento que tem mudado as oportunidades para as empresas, de acordo com a consultoria.