close

5 dicas para ser um intraempreendedor social 

Dois especialistas internacionais explicam o que é e como se transformar em um intraempreendedor social

intraempreendedor social  © - Shutterstock
por Redação 1 de março, 2023
  • Inovação e transformação digital Mais informações
    Inovação e transformação digital
  • Liderança Mais informações
    Liderança

O Fórum Econômico Mundial (WEF) está divulgando um novo tipo de empreendedorismo que acontece dentro das organizações e tem um forte apelo para criar impactos positivos. Com essa nova tendência nasce o intraempreendedor social, da expressão em inglês social intrapreneur. O nome pode parecer complicado, mas os objetivos são claros: estamos falando de um profissional que se comporta como um empreendedor social, mobilizando a arrecadação de alimentos, uma campanha de conscientização ou mesmo um programa interno de voluntariado, entre outros exemplos, dentro de uma grande organização.

“Os intraempreendedores sociais são trabalhadores ambiciosos que desejam alavancar os recursos de sua empresa para criar um impacto positivo”, resumem Sam McCracken, gerente geral na Nike N7, e Jonathan Wong, diretor de Tecnologia e Inovação na ESCAP, a divisão das Nações Unidas para a Comissão Sócio-Econômica para a Ásia-Pacifico.

Os dois especialistas foram entrevistados em um podcast da WEF  e listaram cinco dicas para quem tem interesse em tornar-se um empreendedor social. As dicas são:

1. Descubra no que você é bom

“Quando você fala sobre minha jornada e como vim parar aqui, trata-se de descobrir no que você é bom. Tive vários empreendimentos fracassados, mas o que percebi rapidamente foi que, na verdade, eu era muito bom em trabalhar em organizações maiores e promover mudanças”, explica Wong, da ESCAP. 

2. Não tenha medo de experimentar, mas tenha uma visão mais ampla em mente

“Nunca tive uma carreira em mente. Já trabalhei para ONGs e já trabalhei no setor privado (atualmente nas Nações Unidas). Sempre acreditei na necessidade de reformular a economia para melhor servir as pessoas e o planeta. E esse sempre foi o tema em todas as organizações para as quais trabalhei”, reafirma Wong. 

3. Tenha paciência estratégica

“Há uma sensação de impaciência para resolver problemas grandes, complexos e globais rapidamente – no entanto, para criar soluções sistêmicas, muitas vezes é preciso ter “paciência estratégica”, explica o especialista.

4. Crie confiança com seu público

“Um ingrediente-chave que um indivíduo precisa para construir confiança é ser quem ele é. Se você falar com alguém que me conhece, eles sabem quem é Sam McCracken – eles sabem quem eu sou, eles sabem o que eu represento e eles conhecem meus valores fundamentais”, complementa McCracken, da Nike N75.

5. Apenas faça

“Para ser um intraempreendedor social corporativo, você precisa agregar valor ao negócio. Escrevi um plano de negócios de uma página e o apresentei aos meus superiores na Nike. Sou um operário que arregaçou as mangas e fez o que tinha que ser feito”, finaliza McCracken.




Os assuntos mais relevantes diretamente no seu e-mail

Inscreva-se na nossa newsletter