O Índice de Transformação Digital do Brasil (ITDBr) médio em 2024 ficou em 3,7, o que representa 0,4% a mais em relação aos 3,3 consquistados em 2023. Além disso, das dez modalidades pesquisadas, oito registraram aumento. Embora os resultados ainda sejam baixos, com um nível de maturidade para inovação e tecnologias pequeno, os pesquisadores consideram aspectos positivos, pois o tema tornou-se mais relevante nas empresas.

Esta é a segunda edição do ITDBr, resultado da colaboração entre a PwC Brasil e o Núcleo de Inovação e Tecnologias Digitais da Fundação Dom Cabral (FDC), que utilizam metodologia própria para as pesquisas. O resultado do trabalho mostra que as empresas brasileiras estão dando cada vez mais importância às inovações digitais, mas o ritmo de integração de novas soluções ainda depende de uma governança eficaz e de estratégias alinhadas às realidades operacionais e de mercado.

Governança, Estratégia e IA

Apesar dos pequenos avanços, a segunda edição do ITDBr mostra que houve aumento, por exemplo, em escala de um a seis, no índice da categoria Governança, que passou de 2,9 para 3,9. Além disso, a dimensão Estratégia – na qual as empresas estão mais avançadas – registrou um salto de 3,7 para 4,1, o que sugere uma melhor percepção sobre a necessidade de uma orientação estratégica e um planejamento mais eficazes nas organizações. O item Inteligência Artificial também apresentou um avanço muito expressivo, de 2,4 para 3,6.

Mais da metade dos participantes do estudo faturam acima de R$ 1 bilhão por ano. Listamos abaixo os números da última pesquisa (2024), em comparação com 2023.

Categorias20232024
Índice médio3,33,7
Estratégia3,74,1
Governança2,93,9
Fronteira Tecnológica2,33,9
Clientes Digitais3,13,8
Processos Digitais3,73,8
Inteligência Artificial2,43,6
Infraestrutura3,73,6
Pessoas e Cultura3,43,6
Estratégia de Tecnologia3,73,6
Decisões baseadas em Dados3,93,5

O papel da indústria

A evolução do índice por indústrias revela melhorias em todos os setores de 2023 para 2024, com destaque para Saúde e Produção industrial, que registraram o aumento mais acentuado. Apenas duas indústrias ficaram na média geral: Consultoria e serviços e Agronegócio.

A sócia e líder de Transformação Digital da PwC Brasil, Denise Pinheiro, comemora o avanço da Inteligência Artificial nas empresas. “A tecnologia evolui para aumentar a eficiência do trabalho e impulsionar novos negócios e serviços. Hoje, o que estamos vendo com a primeira onda da Inteligência Artificial generativa é exatamente isso”, destacou.

Denise afirma ter observado, nesta edição da pesquisa, um salto muito grande no índice de IA. “Isso já era esperado. Afinal, a IA generativa democratizou o uso da Inteligência Artificial na força de trabalho, promovendo uma eficiência mais ampla e massiva e alcançando diretamente o usuário final”, ressalta.

Condições para a transformação digital

indice de transformacao digital

Mas os pesquisadores destacam, também, que a transformação digital está fundamentalmente ligada a uma governança diferenciada, envolvendo tecnologia e inovação. Ela deve impactar significativamente a capacidade operacional da empresa, o atendimento aos clientes e a experiência dos profissionais.

“Observamos um aumento na relevância que as empresas têm dado às inovações e tecnologias digitais. O desafio, porém, não está na inovação em si, mas nos mecanismos de governança. Por isso, enfatizamos, desde o ano passado, a necessidade de focar não só na tecnologia, porque as tecnologias mudam. Sem uma estratégia de governança adequada – que envolva a estrutura organizacional, as alçadas de decisão e os investimentos –, essa maturidade continuará em níveis baixos”, analisa Hugo Tadeu, diretor do Núcleo de Inovação e Tecnologias Digitais da FDC.

Os resultados do estudo mostram ainda outros pontos relevantes, que listamos a seguir.

Investimentos

A maioria das organizações (46,3%) possui uma abordagem cautelosa nas iniciativas digitais, realizando apenas pequenos investimentos, enquanto 40,3% reconhecem sua importância. Mas apenas 13,4% delas colocam a transformação digital como uma prioridade estratégica para o futuro.

Cultura e liderança

O indicador “cultura e liderança” segue como principal lacuna para o avanço da transformação digital. Quando questionadas sobre “qual a melhor definição da transformação digital na sua organização?”, a principal escolha (16,5%) das empresas foi: “tecnologias e ferramentas”. Apenas 5,8% apontam cultura e liderança como a melhor definição. Já para a pergunta: “qual a melhor definição sobre o desenvolvimento de uma estratégia digital na sua organização?”, a resposta “cultura e liderança” ficou em último lugar, com apenas 2%.