-
Estratégia e governança
-
Desenvolvimento de médias empresas
-
Impacto positivo e legados sustentáveis
Douglas Wegner, professor da Fundação Dom Cabral (FDC), analisou o desempenho de empresas norte-americanas durante a crise da Covid-19 e resumiu sua avaliação no artigo Firm performance in uncertain times: the importance of networking capabilities (“Desempenho da empresa em tempos incertos: a importância das capacidades de networking”, numa tradução livre). O material foi elaborado em parceria com dois outros autores: Cristian Foguesatto e André Zuliani.
A pesquisa sobre gestão em tempos de crise englobou 212 empresas norte-americanas, principalmente pequenas e médias, e apontou que aquelas que tinham excelentes capacidades para iniciar e desenvolver relacionamentos colaborativos tiveram melhor desempenho na crise da Covid-19. “Mais do que isso, o desenvolvimento das capacidades de networking depende diretamente da capacidade dos gestores em perceber a crise e transformar rapidamente essa percepção em ações práticas na organização”, explica Wegner.
Quatro recomendações de desempenho
O professor lista quatro recomendações para as organizações que queiram replicar o desempenho observado na pesquisa citada. São elas:
Primeiro: Crie rotinas e processos que ajudem a desenvolver as capacidades de networking da empresa. Em outras palavras, desenvolva rotinas para encontrar e atrair parceiros que possuam recursos valiosos.
Segundo: Desenvolva o que chamamos de “capacidades de crise”. A organização precisa melhorar a percepção dos gestores para analisar ameaças e oportunidades em momentos turbulentos e transformá-las em estratégias.
Terceiro: A organização deve se mostrar como potencial parceira do mercado. Isso aumenta a chance de se conectar a parceiros relevantes em tempos de crise. Não espere os momentos ruins para mostrar o seu valor.
Quarto: Defina pessoas-chave na organização para se conectar com parceiros e fortalecer relacionamentos. Relacionamentos fortes podem ser uma importante fonte de conhecimento e acesso a recursos críticos durante as crises. O acesso completo ao artigo pode ser feito diretamente ao pesquisador, no LinkedIn.