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Empresas com melhores redes de relacionamento se destacaram na crise da Covid-19, aponta pesquisa

Professor da Fundação Dom Cabral analisa desempenho de empresas durante a pandemia

gestão de empresas © - Shutterstock
por Redação fevereiro 23, 2023
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Douglas Wegner, professor da Fundação Dom Cabral (FDC), analisou o desempenho de empresas norte-americanas durante a crise da Covid-19 e resumiu sua avaliação no artigo Firm performance in uncertain times: the importance of networking capabilities (“Desempenho da empresa em tempos incertos: a importância das capacidades de networking”, numa tradução livre). O material foi elaborado em parceria com dois outros autores: Cristian Foguesatto e André Zuliani.

A pesquisa sobre gestão em tempos de crise englobou 212 empresas norte-americanas, principalmente pequenas e médias, e apontou que aquelas que tinham excelentes capacidades para iniciar e desenvolver relacionamentos colaborativos tiveram melhor desempenho na crise da Covid-19. “Mais do que isso, o desenvolvimento das capacidades de networking depende diretamente da capacidade dos gestores em perceber a crise e transformar rapidamente essa percepção em ações práticas na organização”, explica Wegner. 

Quatro recomendações de desempenho

gestao de empresas
© – Shutterstock

O professor lista quatro recomendações para as organizações que queiram replicar o desempenho observado na pesquisa citada. São elas:

Primeiro: Crie rotinas e processos que ajudem a desenvolver as capacidades de networking da empresa. Em outras palavras, desenvolva rotinas para encontrar e atrair parceiros que possuam recursos valiosos.

Segundo: Desenvolva o que chamamos de “capacidades de crise”. A organização precisa melhorar a percepção dos gestores para analisar ameaças e oportunidades em momentos turbulentos e transformá-las em estratégias.

Terceiro: A organização deve se mostrar como potencial parceira do mercado. Isso aumenta a chance de se conectar a parceiros relevantes em tempos de crise. Não espere os momentos ruins para mostrar o seu valor.

Quarto: Defina pessoas-chave na organização para se conectar com parceiros e fortalecer relacionamentos. Relacionamentos fortes podem ser uma importante fonte de conhecimento e acesso a recursos críticos durante as crises. O acesso completo ao artigo pode ser feito diretamente ao pesquisador, no LinkedIn.




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