-
Impacto positivo e legados sustentáveis
A Fundação Dom Cabral (FDC) participou do projeto Legado Brumadinho, iniciativa idealizada pela Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão (AVABRUM). Com duração de um ano, a parceria inicial com a FDC foi encerrada em fevereiro de 2023.
A iniciativa quer deixar um legado para a comunidade e dar protagonismo à AVABRUM nas causas relacionadas à reconstrução de Brumadinho e à prevenção de acidentes e segurança do trabalho.
O projeto está baseado em três eixos. O primeiro é a Comunicação Institucional Brumadinho, com objetivo de capacitar comunicadores para a difusão de temas relacionados à promoção da cidadania e de desenvolver uma comunicação pública para Prevenção e Segurança do Trabalho. Outro eixo é a Mobilização e Preservação da Memória, com a meta de ressignificar a experiência da comunidade, em especial das vítimas e atingidos.
O terceiro eixo envolve Projetos de Desenvolvimento local e Comunicação para a reconstrução econômica-social, com objetivo de promover a inclusão social por meio do empreendedorismo e da qualificação de organizações da sociedade civil na região de Brumadinho.
FDC e a contribuição educacional
Já o contrato com a FDC envolveu os programas Raízes, Basis e Pilaris. O primeiro englobou 10 módulos com carga horária total de 36 horas de capacitação e foco em jovens de Brumadinho, sendo totalmente presencial.
O Basis teve 7 módulos e carga horária de 68 horas, atendendo 15 organizações sociais da cidade, sendo um misto presencial e online. Já o Pilaris teve como foco a capacitação e fortalecimento da AVABRUM, abrangendo o planejamento estratégico, contrato de resultados, avaliações gerenciais mensais e monitorias.