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Estudo aponta os 4 perfis de consumidores do futuro

Um levantamento da WGSN Insight identificou que há quatro perfis de consumidores do futuro, e eles devem moldar as estratégias de marketing e vendas das empresas

consumidores do futuro © - Shutterstock
por Redação setembro 5, 2022
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A empresa de previsão de tendências WGSN Insight identificou quatro perfis de consumidores do futuro que devem moldar a estratégia de marketing e vendas a médio prazo, tendo como limite o ano de 2024. De acordo com o levantamento, a priorização do atendimento aos chamados Reguladores, Construtores de Memórias, Neo-sonsorialistas e Conectores deve ser a tônica. Eles são os quatro perfis identificados pela WGSN, mas um ponto comum chama a atenção: o realinhamento deles consigo mesmos, com suas vidas e com o planeta. Conheça, a seguir, esses perfis e entenda as diferenças e proximidades entre eles:

Reguladores

Após anos de incertezas e mudanças impactantes, esse grupo se baseia na consistência como mecanismo de sobrevivência. Segundo a WGSN, um consumidor Regulador quer ter maior controle da própria vida. Saber o que vem pela frente (seja bom ou ruim) ajuda esse grupo a se preparar e ter um sentido de controle em meio ao caos. Esse é um dado importante para a Geração X.

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© – Shutterstock

Pensando nisso, o modelo de consumo deles é diferente do tradicional. Os Reguladores adotaram rapidamente o comércio sem contato e as retiradas programadas em lojas, por exemplo, mas também diminuíram o interesse em ter seu próprio carro, focando em outros meios de deslocamento, como transporte por aplicativos e bicicletas.

Segundo a previsão da WGSN, em 2024, os Reguladores vão optar por coletas externas de itens do dia a dia, como papel higiênico, café e medicamentos. A agilidade e a praticidade serão motivadores-chave. 

A empresa ainda aposta no crescimento das compras por voz com assistentes pessoais, como a Alexa. Como exemplo, ela cita a norte-americana Disruptel, que desenvolveu um assistente de voz inteligente que entende e interage com o que está sendo exibido na televisão: se uma pessoa está assistindo a um filme, ela pode pedir ao assistente que forneça informações sobre filmes similares, o ator que está em cena ou um item específico, como o casaco que ele está vestindo.

Conectores

Contrário à cultura da pressa – mas não preguiçoso – esse grupo está redefinindo o conceito de compartilhamento, sendo mais adepto a compras coletivas e a serviços por assinatura. Até mesmo em moradia, o que faz sucesso entre esse perfil são os modelos de negócio de aluguel por temporada, que dão mais flexibilidade ao locatário.

© – Shutterstock

Nos Estados Unidos, a Landing é um serviço de assinatura de apartamentos em que o locatário escolhe o destino, o tamanho e o tipo de imóvel e tem acesso a uma lista com o que está disponível. A plataforma tem um aspecto de rede social, e os potenciais locatários podem escolher ficar em regiões próximas de pessoas com perfis semelhantes.

Para os Conectores, a sustentabilidade também é importante na hora da decisão de compra. Por isso, o conselho da WGSN é que rótulos e embalagens destaquem o compromisso ambiental das marcas com transparência, mostrando o impacto ambiental do produto e o que a empresa faz para mitigá-lo.  Isso pode resultar em vendas e postagens nas redes sociais.

Construtores de Memórias

Em 2024, esse grupo vai preferir focar no momento presente, simplificando a vida e investindo na “abundância do tempo”. Os Construtores de Memórias surgiram após a crise trazida pela pandemia, fazendo esse perfil buscar compensar o estresse pelo qual passou.

Por isso, é interessante ter uma estratégia da “economia do cuidado”. Esse grupo se importa em envelhecer bem, por isso os segmentos de beleza, alimentação, bebidas e tecnologia ganham oportunidades.

Os designers de produto devem utilizar uma abordagem inclusiva e universal, que possa atender pessoas com diversas perspectivas e necessidades. Além disso, os itens precisam ter um aspecto visual mais atrativo. A ajuda de consultorias e estúdios de design pode trazer uma nova perspectiva para atingir esse público.

Neo-sensorialistas

O consumidor híbrido desse grupo quer o melhor dos dois mundos: carteiras digitais para compras físicas e momentos em realidade virtual que possa experimentar na vida real. Os Neo-sensorialistas são mais abertos à tecnologia e querem praticidade com uma experiência digital.

Eles são usuários de criptomoedas e outras monetizações digitais, incluindo assistir anúncios para ganhar benefícios ou jogar games que tragam alguma recompensa. O metaverso também é uma oportunidade, pois esse perfil é altamente ligado ao mundo dos jogos eletrônicos. A Sony já anunciou o lançamento do PlayStation VR2, um headset em realidade virtual que funciona com os joysticks VR2 Sense para estimular sensações físicas a partir do tato. Na França, a Actronika criou um colete para o metaverso, que permite a pessoa sentir áreas do corpo sendo tocadas, além de esquentar conforme o clima do ambiente virtual.




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