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Ensino personalizado aparece como tendência de educação de 2023

Ensino personalizado faz parte de mudanças que envolvem educação a distância, híbrida ou mesmo uso de tecnologias como IA

ensino personalizado © - Shutterstock
por Redação junho 6, 2023
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Além de impactar nos modelos de trabalho, a pandemia de Covid-19 também abriu várias frentes novas na educação. Uma delas é o ensino personalizado. De acordo com a revista Exame, que pontuou as tendências em educação para 2023, trata-se de uma estratégia que usa a tecnologia para considerar as características individuais de aprendizagem de cada aluno. Na prática, estamos falando da criação de estratégias que consideram os interesses individuais, o que vale também para a educação corporativa.

O tema está listado ao lado de iniciativas como o ensino híbrido, educação socioemocional, E-learning e microlearning. São tendências que, aliás, podem ser combinadas entre si e adotadas no novo cenário, incluindo recursos inovadores de Inteligência Artificial (IA), como destaca a reportagem do site Metropoles.

Na avaliação da publicação, a IA viabiliza o ensino personalizado, funcionando como um co-piloto dos alunos para identificar dificuldades e direcionar a rotina de estudos. Seria o caso, por exemplo, de usar a IA para apontar conteúdos que precisam ser melhor endereçados por quem usa o ensino a distância. Isso é possível pela análise dos dados dos alunos. Funciona de forma similar à oferta de produtos quando estamos navegando na internet. O histórico de navegação pode indicar interesses recorrentes e a IA ganha musculatura para disponibilizar conteúdos relacionados.

A reportagem cita ainda os chatboxes como possíveis assistentes virtuais na área de educação personalizada. Da mesma forma, é possível usar a IA para ter indicativos preditivos de cada aluno, a partir de informações como notas e frequência escolar. De novo: os padrões são mapeados, o que pode indicar dificuldades, e existe a possibilidade de sugestões de como melhorar o desempenho do aluno.

Investimento também é personalizado

Caio Peppe, gerente da pós-graduação Singular da Fundação Dom Cabral (FDC), confirma que a busca por programas mais personalizados foi acelerada pela pandemia, mas o tema não é novo. Ele lembra que a personalização pode ajudar o profissional na trajetória de desenvolvimento, ao considerar os macros desafios da gestão de forma única, específica e considerando o indivíduo como parte central na solução de alinhar profundos conceitos gerenciais com objetivos específicos e individuais.

“Como personalização, entendo o conceito de forma mais ampla. É evidente que conteúdo exerce um papel importante, porém outros elementos compõem o processo, como o preço do programa de formação”, argumenta.

De acordo com Peppe, uma das singularidades da educação personalizada é a possibilidade de o aluno se desenvolver em etapas, por meio de trilhas específicas que permitem a utilização de multiplataformas de entrega de conteúdo, com frequência de aulas personalizadas e prazos de formação definidos pelo participante. “Ao liberar o planejamento e a estruturação da formação, também se permite a personalização do investimento”, argumenta.

O professor também acredita que a nova tendência surge como sinal de que as formações se tornarão cada vez menos padronizadas. “Ao oferecer soluções únicas, modularizadas, que considerem cada estudante como um projeto único, penso que estamos frente a uma enorme quebra de paradigma”, finaliza.




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