As empresas tecnologicamente capacitadas têm um desempenho de receita em média seis pontos percentuais acima dos seus pares menos tecnológicos, explicam os pesquisadores Carlos Arruda, professor da Fundação Dom Cabral (FDC) e Heloisa Menezes, professora convidada da mesma instituição. Os dois são coordenadores do ebook Digital – Negócios e Transformação Digital,  publicado neste ano, com artigos de vários pesquisadores. O volume é o segundo de uma série sobre o tema e mostra o status da transformação digital no Brasil.

Entre os artigos está o material escrito por Lucas Varjão Motta e por Kamila Aben Athar, ambos do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). De acordo com a dupla, a internet das coisas (IoT) e a Inteligência Artificial (AI) puxam a lista de tecnologias com oportunidades de aplicação na chamada indústria 4.0. A avaliação deles está baseada em pesquisas que envolvem desde consultorias internacionais até bancos de desenvolvimento, como o BNDES. Além de mapear as tecnologias no radar, eles apontam os desafios como a falta de mão de obra qualificada para aplicá-las e a falta de percepção sobre os altos custos de adoção delas.

Segundo Motta e Kamila, um exemplo é o setor de Metalurgia, onde tecnologias como o IoT industrial, inteligência artificial, sistemas de sensoriamento, e robótica e automação podem viabilizar a redução de riscos e de impacto ambientais. 

Outro segmento analisado, o de Equipamentos de Informática, ganha relevância pela otimização do processo e energia e também pela atenção dada às demandas de cibersegurança, além da “sinergia entre mobilidade, cloud, sensores e segurança”.

O segmento de saúde é outra frente de adoção da transformação digital e foi analisado por César Taurion em outro capítulo do livro. O VP de inovação da Cia Técnica Consulting e sócio e head of Digital Transformation da Kick Corporate Ventures, explicou como a AI vem revolucionando esse mercado. “Em vez de irmos ao consultório para uma visita de rotina, que muitas vezes é apenas levar um exame e sair de lá com a prescrição de outro, o médico poderá acompanhar continuamente a saúde do seu cliente e será alertado quando alguma anomalia for detectada. A consulta será para os casos de exceção e não simples rotina”, argumenta.

O ebook também destaca assuntos como o papel das multinacionais e das startups na transformação digital de vários setores e a base empresarial de apoio a esse processo no país.