Iniciativas de empresas em prol da primeira infância ganharam destaque com a relevância da agenda ESG. Agora, as organizações buscam formas de ajudar os pais a terem mais tempo para curtir os filhos e aproveitar uma fase que passa rápido, mas é importante para o desenvolvimento futuro do bebê.
Estudos do vencedor do prêmio Nobel de Economia, James Heckman, mostram que cada US$ 1 investido no período entre o nascimento e os cinco anos de idade trarão um retorno de US$ 7 na idade adulta. O cálculo considera a redução nos custos com educação (a criança seria menos repetente) e criminalidade.
O investimento na primeira infância também influencia na redução da desigualdade, o que tem relação direta com o S do ESG. Ao dar mais condições para seus colaboradores investirem na educação de seus filhos, a família deles terá uma taxa de retorno muito maior no futuro.
Para implementar ações de incentivo ao cuidado na primeira infância, trazemos cinco exemplos:
Horário flexível e trabalho remoto
Um bebê não sabe ler as horas e nem sabe o que é horário de trabalho, sendo assim, os pais também não têm controle sobre quando o seu filho vai precisar de atenção. Por isso, o horário flexível e o trabalho remoto são duas iniciativas simples que dão mais liberdade para o cuidado nessa fase da infância. O funcionário também ganha mais autonomia e pode desenvolver novas competências, como organização.
Berçário perto ou dentro do escritório
Investir em um berçário perto ou até dentro do escritório é uma boa forma de manter um vínculo entre os pais e seus filhos ao mesmo tempo em que o colaborador fica mais tranquilo no trabalho. O mais simples é realizar parcerias com creches e outras instituições do tipo próximas à empresa, mas também é possível instalar um berçário dentro do escritório, o que pode estreitar os laços entre empresa/funcionário.
Sala de aleitamento
Essa estrutura é uma opção para mães poderem reservar o leite materno durante o trabalho, transportando o produto para casa para reter um estoque para quando necessário. Esse tipo de ação promove o incentivo ao aleitamento materno, à doação do excesso para bancos de leite e valoriza o relacionamento de mães com a empresa, que fornece um ambiente seguro e adequado para a prática.
Troca de experiência entre pais
Uma empresa também pode criar grupos para que pais de recém-nascidos possam trocar experiências. Esse ambiente pode ser físico ou virtual e pode ajudar a melhorar o ambiente de trabalho, já que os colaboradores se tornam mais íntimos enquanto apoiam uns aos outros.
Orientação para pais e cuidadores
Assim como os colaboradores podem se apoiar entre si, também é interessante a ajuda profissional. Palestras ou conversas com especialistas em educação infantil podem ajudar pais e mães a lidarem com o momento, desde o começo da gestação. Não é que o profissional dirá como criar os filhos, mas ele pode trazer dicas de nutrição e educação que ajudem a promover o desenvolvimento saudável do bebê.
Guia de Primeira Infância para Empresas
Em 2021, a United Way Brasil lançou o Guia da Primeira Infância, uma plataforma digital que reúne mais de 600 iniciativas voltadas à primeira infância implementadas por empresas de diferentes áreas e portes. A ideia é criar uma grande rede de corporações voltadas à causa e promover o compartilhamento de práticas para que as companhias possam revisitar ou implementar políticas internas e ações na comunidade com foco nos primeiros anos de vida.