Um estudo recente, realizado com uma grande amostra de empresas italianas, trouxe novas evidências sobre como a colaboração e a atuação em rede contribuem para a performance dos negócios. A conclusão é clara: empresas que colaboram obtêm resultados superiores.
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O estudo de Valentina Pieroni e colegas, publicado na revista Small Business Economics em outubro de 2024, comparou a performance de 2.800 empresas italianas que aderiram a redes colaborativas formais, com o mesmo número de empresas que optaram por não se envolverem em estratégias colaborativas. A análise trouxe algumas conclusões, listadas a seguir.
1. Redes colaborativas contribuem para melhorar o faturamento

A participação em redes formais tem um efeito positivo no faturamento das empresas. No terceiro ano após entrar em uma rede, o faturamento das empresas participantes foi 16,6% superior àquelas que não entraram em uma rede. Após três anos, o EBITDA dessas empresas em rede foi 14,9% superior às suas contrapartes que não atuam em rede;
2. Participação demanda tempo
A colaboração exige tempo. Os efeitos da atuação em rede nos resultados aumentam durante os três ou quatro primeiros anos de colaboração, quando alcançam estabilidade. Ou seja, a colaboração formal precisa de tempo para se consolidar e gerar resultados tangíveis. Esse prazo é necessário para desenvolver confiança, construir laços e compartilhar conhecimentos.
3. Pequenos negócios se beneficiam mais da atuação em rede

Os efeitos da colaboração continuam a crescer para empresas com menos de 10 funcionários. O faturamento das pequenas oraganizações atuando em rede foi 18,6% superior às empresas equivalentes que não colaboram, no quinto ano de atuação em rede. No caso de empreendimentos maiores, o faturamento foi 11% superior.
4. Parceiro de maior porte
Juntar-se a redes que possuem pelo menos um participante de médio ou grande porte faz diferença. Aquelas PMEs que entraram em redes com essa característica obtiveram um EBITDA 29,4% superior no primeiro ano de rede e 28,4% superior no quinto ano, em comparação com as empresas que não se juntaram a redes.
5. Proximidade regional
Redes com membros concentrados na mesma região geram impacto maior no resultado das empresas participantes. A proximidade geográfica facilita a comunicação, a troca de conhecimentos e o estabelecimento de relações sociais que minimizam a necessidade de contratos formais e reduzem custos de coordenação.
Qual a mensagem central para empreendedores e gestores?
- Junte-se a redes colaborativas, mas tenha paciência. A colaboração exige a maturação de relacionamentos.
- ·Se possível, junte-se a uma rede colaborativa que tenha pelo menos um participante de médio ou grande porte.
- Busque redes com parceiros que possuam recursos heterogêneos, mas dedique tempo a criar regras de governança que facilitem a colaboração.
- Procure redes com parceiros concentrados localmente. Poder acessá-los com facilidade é altamente positivo para a colaboração.
Atuar em rede é complexo e exige competências de colaboração das empresas participantes, mas o impacto para os negócios é inequívoco. As evidências são claras.

* Douglas Wegner, é professor da Fundação Dom Cabral