close

71% das empresas compradas por fundos trocam o diretor financeiro, mostra estudo

Estudo mostra que nas empresas compradas por fundos de private equity, troca de diretor financeiro chega a 71%

diretor financeiro © - Shutterstock
por Redação dezembro 22, 2022
  • Liderança Mais informações
    Liderança

Um estudo da Russell Reinolds, consultoria especializada na busca de altos executivos, descobriu que 71% das gestoras de private equity contrataram um novo diretor financeiro (CFO) logo após fazerem o investimento em uma companhia. E quando se considera um prazo de até quatro anos após a assinatura do negócio, esse percentual sobe para 80%.

Segundo nota publicada na coluna Broadcast, de O Estado de São Paulo, outra descoberta feita pelo estudo é que quanto maior o tamanho do fundo de private equity, mais provável é a substituição do diretor financeiro. Entre as gestoras com mais de US$ 100 bilhões em ativos, 42% informaram que chegaram a ter três ou mais diretores financeiros em suas empresas nos primeiros cinco anos do investimento, por exemplo.

O estudo da Russell Reinolds pesquisou 150 companhias de capital fechado adquiridas por fundos de private equity.

Executivo administra riscos financeiros da empresa

© – Shutterstock

Para se ter ideia da importância do cargo, o chefe do setor financeiro, diretor financeiro ou CFO é o responsável pela administração dos riscos financeiros de um negócio. Esse executivo também responde pelo planejamento financeiro da empresa.

Tecnicamente, o CEO (Chief Executive Officer) é o seu superior. Mas apesar de estar abaixo do CEO, o CFO costuma ter total autonomia para liberar ou vetar projetos, já que os mesmos precisam de recursos financeiros para se tornarem realidades. Os projetos podem ser muito bons, mas o CFO precisa enxergar retornos rápidos e viáveis sobre os investimentos para que estes sejam executados. 

O CFO é considerado um dos executivos mais importantes da empresa, pois cuida do planejamento financeiro, domina a gestão do capital de giro, analisa investimentos, acompanha os desvios de budget e os recoloca na direção correta, interagindo com todas as áreas, inclusive com a comercial. 

O que são fundos de private equity?

Segundo a Exame.Invest, fundos de private equity são tipos de fundos que realizam investimentos diretos nas empresas em que desejam alocar capital. Esses investimentos podem ocorrer tanto em empresas de capital aberto na Bolsa de Valores quanto em empresas que ainda não abriram o capital.




Os assuntos mais relevantes diretamente no seu e-mail

    Inscreva-se na nossa newsletter