close

Dança de cadeiras volta ao universo dos CEOs

Tendência de altos executivos deixarem seus cargos começa a crescer depois de um período de estabilidade na pandemia

ceos © - Shutterstock
por Redação outubro 3, 2022
  • Liderança Mais informações
    Liderança

Segundo reportagem da Forbes, a dança das cadeiras voltou a ser uma tendência entre os CEOs nos Estados Unidos. O processo teria sido paralisado durante a pandemia por duas razões principais: o momento era de incerteza – e vários deles foram solicitados a permanecer e orientar suas empresas – e a saída do presidente Donald Trump acrescentou ainda mais combustível à crise do Covid-19, em função do cenário de polaridade política. 

Em 2020, 11,6% dos CEOs das empresas no índice Russell 3000 teria deixado a direção de suas corporações. Em 2021, apenas 9,6% fizeram a mudança. Os dados são de uma análise do Conference Board, divulgados exclusivamente pela Forbes. Agora, com o arrefecimento da pandemia, a tendência de mudança nos altos escalões corporativos teria voltado. E as perspectivas para 2022 são de danças de cadeiras. 

“O que está impulsionando isso é essencialmente uma série de aposentadorias que foram planejadas, mas foram suspensas devido às incertezas da pandemia com as incertezas da sucessão”, diz Matteo Tonello, diretor administrativo de pesquisa ESG do Conference Board em entrevista à Forbes. Ele defende que a taxa de sucessão de CEOs em idade de aposentadoria se manteve estável em 2021, mas cresceu rapidamente durante os primeiros meses de 2022. 

A análise também descobriu que os conselhos estão nomeando CEOs mais jovens (a idade média dos CEOs do Russell 3000 caiu ligeiramente, de 57,2 anos em 2017 para 56,8 em 2022), os aumentos na diversidade de gênero estagnaram (apenas três CEOs mulheres foram nomeadas em 2021, uma queda de sete cada em 2020 e 2019), e os conselhos estão nomeando pessoas de dentro para o trabalho em uma taxa recorde, a mais alta desde 2011.




Os assuntos mais relevantes diretamente no seu e-mail

    Inscreva-se na nossa newsletter