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Estratégia e governança
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Inovação e transformação digital
A CVC Corp completa 50 anos e vive um momento de recuperação, segundo Fabian Salum e Karina Coleta, professores da Fundação Dom Cabral (FDC). Os dois são autores do estudo “CVC CORP 50º Ano: O Ano da Reinvenção e da Inovação do Modelo de Negócios da Companhia”, publicado em junho de 2022. O levantamento foi feito de 2018 a 2022, com base em dados secundários e informações públicas da CVC, que nasceu em 1972 vendendo pacotes turísticos para a classe operária na região do ABC Paulista.
Na avaliação de Salum e Karina, a empresa “conseguiu prevalecer no cenário recessivo brasileiro ao atravessar várias crises, inclusive no período de pandemia, e hoje vive um momento de recuperação”. Mesmo trazendo em sua essência um modelo tradicional e conservador, segundo eles, a CVC Corp conseguiu se reinventar e adaptar suas escolhas em função das turbulências e das oportunidades de mercado.
A dupla de professores ressalta ainda o “salto para a digitalização” como consequência dos efeitos provocados, principalmente, pela pandemia. Apesar do fator de impulso ter sido a crise sanitária, a dupla de docentes da FDC lembra que a empresa continua “apostando em aprimoramento, não somente pela decorrência do novo normal, mas pelas exigências e comportamento do mercado”. Aliás, a meta de transformação digital mais ambiciosa da história da empresa tem como marca o ano de 2022.
Transformação digital ganha força nos 50 anos da CVC
Entre os investimentos feitos para a transformação digital, os professores incluem o novo Design System, ferramenta que a companhia vai utilizar para facilitar o acesso do viajante e stakeholders. A lista inclui as atualizações do App Minha CVC, que agora conta com uma área de marketplace e a funcionalidade de Hotel Check-In. Segundo Salum e Karina, a CVC fez ainda movimentos importantes e calculados.
Em termos de resultados, eles lembram que uma das últimas notícias relevantes sobre a empresa foi o anúncio de R$400 milhões em capital levantado a um valor de R$7,70/ação. Apesar do preço do papel estar semelhante ao da pré-pandemia, o valuation da empresa é mais do que o dobro. Antes das recapitalizações, a CVC tinha 150 milhões de ações emitidas, e hoje tem 277 milhões.
Outro dado importante é que os maiores acionistas da companhia são a Opportunity (com cerca de 20% do capital) e um fundo de PIPE do Pátria.
Salum e Karina destacam ainda que, considerando todas as adversidades e impactos decorrentes das variáveis internas e externas, a empresa conseguiu inovar e ofertar alternativas, com soluções ágeis para o mercado. “Pelo fato de ter o domínio e o entendimento dos serviços que oferece, a CVC entende a real necessidade dos problemas enfrentados”, concluíram, observando que essa sentença parece resumir a história de resiliência da companhia.