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Conheça seis passos para criar uma cultura de inovação

Professores mostram como as empresas podem superar os desafios em inovação

cultura de inovacao © - Shutterstock
por Redação 15 de junho, 2023
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Apesar de ser subjetiva e complexa, e poder ser respondida de diversas formas, a pergunta sobre como inovar foi tratada de forma objetiva por dois especialistas no assunto. José Milton de Sousa Filho, vice-reitor de Pesquisa e professor titular da Universidade de Fortaleza (Unifor), e Naiderson Ferreira de Lucena, coordenador de Inovação e professor da mesma universidade, listaram seis passos para criar uma cultura de inovação. A lista faz parte do artigo escrito para a edição 42 da revista DOM, da Fundação Dom Cabral (FDC). Confira a seguir.

1. Intenção de inovar

Para os dois professores, é necessário que a organização tenha a intenção verdadeira de inovar. Isso é essencial para o processo. Eles lembram que muitas empresas tratam a inovação como algo interessante e que pode agregar valor, mas poucas realmente têm intenção de inovar, em suas mais diversas linhas, como inovação de produto, inovação de processo e inovação organizacional, entre outras.

2. Riscos calculados

Inovação tem um risco inerente e muitas iniciativas inovadoras darão errado, advertem os especialistas. Para eles, o risco de inovar é real e precisa ser entendido e assumido pela empresa. O lado positivo é que esse risco pode ser analisado e planejado, com uso de diversas técnicas e frameworks que podem auxiliar a empresa no desafio.

3. Ambiente adequado

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© – Shutterstock

Criar um ambiente adequado diz respeito a empoderar funcionários para inovar, ouvir ideias, exercitar a tolerância ao erro, estimular a aprendizagem a partir das tentativas de inovar, proporcionar a qualificação adequada aos funcionários para inovar, apoiar projetos, dentre uma série de outros aspectos relevantes. Ao criar um ambiente adequado, os funcionários devem estar no centro do processo, explicam.

4. Processo de inovação estruturado

A inovação precisa fazer parte da cultura organizacional da empresa e institucionalizá-la ajuda nessa tarefa. Para os estudiosos, a ideia é que a empresa consiga estruturar um processo formal de inovação que contemple aspectos da cultura organizacional, de como as coisas são feitas na empresa, ao mesmo tempo em que utiliza melhores práticas de mercado.

5. Qualificar a liderança

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Para os especialistas, os líderes precisam ser preparados para uma série de aspectos relevantes como entender a importância de inovar e entender o processo de inovação da organização. Estamos falando de sensibilizar e qualificar a liderança, inclusive com a possibilidade de fazê-los participar da criação desse processo. Outra medida é torná-los multiplicadores da inovação em seus departamentos e liderar a inovação em suas equipes, pavimentando o caminho para que os funcionários inovem.

6.Inovação orientada para o mercado

A inovação precisa trazer retorno à empresa, porque envolve investimento, embora também implique riscos. Entre as principais causas de tentativas frustradas de inovação está a ausência de uma estratégia orientada para o mercado. O caminho para fazer isso envolve entender profundamente o comportamento do cliente e pesquisar o ambiente de negócios, o que vai ajudar na inovação orientada para que o mercado demanda.




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