A pesquisa Global Talent Trends 2022 do LinkedIn mostra que as contratações no mercado de trabalho no mundo estão se estabilizando após altas históricas e a tendência de desaceleração tende a permanecer em 2023. O estudo, de outubro de 2022, releva que em uma amostra de 14 países – India, Brasil, México, Austrálisa, Singapura, EUA, Nova Zelândia, Holanda, UK, Canadá, Espanha, Alemanha, França e Itália – a taxa de contratação diminuiu em 2021.
“Em 2022, vimos um ritmo de crescimento mais lento, já que a economia volta à terra depois de uma ascensão meteórica em 2021, em uma das recuperações mais rápidas que já vimos. No entanto, a dinâmica do mercado de trabalho continua apertada. Assim, os funcionários ainda têm o poder de exigir mais de seus empregadores quando se trata de salário, flexibilidade e benefícios. Mas é provável que esse equilíbrio de poder comece a se nivelar nos próximos meses”, afirma a economista-chefe do LinkedIn, Karin Kimbrough.
Trabalhadores cientes de um ambiente incerto
Em oito países – Austrália, Holanda, França, Japão, USA, Alemanha, India e UK – incluídos no Índice de Confiança da Força de Trabalho do LinkedIn, a confiança dos candidatos e funcionários em sua capacidade de melhorar sua situação financeira diminuiu ou permanece baixa.
“Os últimos anos foram cheios de obstáculos econômicos: a pandemia, uma recuperação excepcionalmente rápida, interrupções na cadeia de suprimentos e a maior inflação em quatro décadas. Mais recentemente, vimos uma forte desaceleração no crescimento econômico, deixando muitos inseguros sobre o futuro. Nos últimos anos, eles se preocuparam com saúde, segurança no emprego e bolsos”, explica Guy Berger.
De acordo com a pesquisa, os candidatos consideram a remuneração e os benefícios sua principal prioridade. Os trabalhadores ainda valorizam muito três prioridades que surgiram como resultado da pandemia: equilíbrio entre vida profissional e pessoal; acordos de trabalho flexíveis; e qualificação profissional.
Os candidatos valorizam os aspectos:
Compensação – excelente remuneração e benefícios
Equilíbrio – apoio organizacional para equilibrar trabalho e vida pessoal
Flexibilidade – acordos de trabalho flexíveis (ou seja, quando e onde se trabalha)
Upskilling – oportunidades para aprender habilidades novas e altamente desejadas.
A pesquisa também revela que os trabalhadores desejam cada vez mais o trabalho remoto, apesar da redução nas postagens com oferta deste modelo. As postagens de empregos remotos nos EUA no LinkedIn atingiram um recorde histórico em fevereiro de 2022, com 20% de todos os empregos nos EUA – mas atraíram mais de 50% de todas as candidaturas. Em setembro de 2022, os postos de trabalho remoto caíram para 14%, mas obtiveram 52% de todas as candidaturas nos EUA.
Embora os EUA liderem essa tendência globalmente, as posições remotas também são populares em todo o mundo.