Todos os anos, a consultoria McKinsey elabora uma lista com os melhores livros do ano, com base nas opiniões de seus especialistas, CEOs de grandes empresas e editores-chefes. A lista leva em conta uma série de gêneros, mas aqui vamos tratar de Cultura Corporativa, com os sete livros citados pela pesquisa, incluindo dois já traduzidos para o português. Confira.
1. The Case for Good Jobs: How Great Companies Bring Dignity, Pay, and Meaning to Everyone’s Work, de Zeynep Ton
Eleito um dos melhores livros de negócios de 2024 pelo Financial Times, o livro de Zeynep Ton é um guia de liderança, que serve de referência para empresários oferecerem bons empregos. Ton, que é professor no MIT, usa sua obra para mostrar que um trabalhador com remuneração justa, combinada com uma operação forte, contribui para o aumento da produtividade e traz mais competitividade ao negócio.
Como presidente do Good Jobs Institute, Ton ajudou executivos de muitas empresas na implementação de sistemas de empregos. Com a experiência adquirida ao passar tempo na linha de frente com os trabalhadores e seus gerentes, ela sabe o que mantém a maioria das empresas atoladas na mediocridade e como a implementação de um bom sistema de empregos as torna mais competitivas, resilientes e propensas a atrair e reter clientes fiéis e funcionários dedicados.
2. Culture Is the Way: How Leaders at Every Level Build an Organization for Speed, Impact, and Excellence, de Matt Mayberry
Da lista dos mais vendidos do Wall Street Journal, Culture Is the Way busca mostrar o caminho para engajar os funcionários e obter os melhores picos de produtividade. Escrito pelo ex-jogador de futebol americano Matt Mayberry, o livro explora como um líder, independentemente de seu nível, pode construir uma cultura no local de trabalho que impulsione a excelência organizacional e libere todo o potencial de cada funcionário.
3. Lunáticos – Loonshots: como cultivar ideias inovadoras capazes de mudar o mundo, de Safi Bahcall
Talvez o livro mais premiado da lista, constando como o melhor livro de negócios de 2019 pela Amazon, Bloomberg, Financial Times, Forbes, Newsweek e The Washington Post, Lunáticos quer mostrar como promover uma cultura de inovação que respeite as estruturas organizacionais e traga resultados.
Bahcall, doutor em física por Stanford, defende uma estrutura que reforce o trabalho em equipe e abrace iniciativas ousadas. O título do livro vem dos exemplos expostos, como a disseminação de incêndios nas florestas, a caça de terroristas online, passando por histórias de ladrões, gênios e reis. Com eles, Bahcall quer estimular iniciativas que podem parecer loucas, mas que trazem potencial para os negócios.
4. The Surprising Science of Meetings: How You Can Lead Your Team to Peak Performance**, por Steven G. Rogelberg
Publicado em 2019, o livro de Rogelberg traz uma estimativa de acontecem em torno de 55 milhões de reuniões por dia, nos Estados Unidos. O investimento de tempo não é recompensador na maioria das vezes, e os participantes consideram a maior parte das reuniões entediantes e infrutíferas. Em The Surprising Science of Meetings, Rogelberg, pesquisador e consultor de empresas, analisou pesquisas e fez análises de dados, além de entrevistas com 5 mil funcionários de diferentes empresas, para descobrir qual é a receita de sucesso para uma reunião produtiva.
5. Tribal Leadership: Leveraging Natural Groups to Build a Thriving Organization, de Dave Logan, John King e Halee Fischer-Wright
O trio de autores quer demonstrar como grupos de colaboradores formam tribos dentro do ambiente empresarial e dá dicas de como tirar proveito disso. O livro indica como avaliar e liderar ‘tribos’ para maximizar a produtividade e o crescimento. A intenção é ajudar gerentes e líderes empresariais a controlar melhor suas organizações, utilizando as características únicas das diferentes equipes que atuam na empresa, em seu favor.
6. Você é o que você faz: como criar a cultura da sua empresa, de Ben Horowitz
Para Ben Horowitz, investidor de risco e especialista em gestão, a cultura corporativa é o modo como a empresa toma decisões. É o conjunto de pressupostos com base no qual os funcionários se baseiam para resolver os problemas do cotidiano, desde a cor de um novo produto até a aquisição de outra empresa.
Em seu livro, o autor explica como moldar a cultura conscientemente, discutindo quatro exemplos reais de liderança e construção cultural: Toussaint Louverture, o líder haitiano da única rebelião de escravos bem-sucedida do mundo; os samurais, que governaram o Japão por 700 anos; Gêngis Khan, construtor do maior império em toda a história; e Shaka Senghor, um condenado por homicídio que dirigia a gangue mais temível do presídio. Horowitz traça paralelos desses exemplos de liderança com estudos de caso contemporâneos para explicar como criar a cultura ideal para cada empresa.
7. Work Here Now: Think like a Human and Build a Powerhouse Workplace, de Melissa Swift
Mais um guia para a lista, e desta vez as dicas buscam desenvolver um ambiente de trabalho menos chato e que alavanque o desempenho das equipes. Melissa Swift, líder norte-americana de transformação da Mercer, apresenta diferentes maneiras de melhorar as práticas de gestão de pessoas e cortar ações que fazem o trabalho algo a ser suportado, não aproveitado.
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