close

11 dicas de como reter e atrair talentos

Listagem da Robert Walters vai de seguro de saúde a mobilidade internacional

como reter talentos © - Shutterstock
por Redação janeiro 10, 2023
  • Desenvolvimento de médias empresas Mais informações
    Desenvolvimento de médias empresas
  • Liderança Mais informações
    Liderança

Os profissionais estão cada vez mais exigindo benefícios não monetários para continuar no trabalho. E a disputa pelos talentosos ganha força e precisa de uma atenção diferenciada, na avaliação da Robert Walters, consultora especializada na busca e seleção de gerentes e diretores em nível global.

Para ajudar no processo, ela criou uma lista de 11 propostas de como reter e atrair talentos. Veja a listagem a seguir: 

  1. Seguro saúde
como reter talentos
© – Shutterstock

Negocie coberturas adicionais ou faça alianças com entidades do plano de saúde que ofereçam apoio médico, nutricional e psicológico.

  1. Lanches e comidas
como reter talentos
© – Shutterstock

Crie pacotes semanais com lanches saudáveis ou, se possível, considere abrir um refeitório.

  1. Vouchers de bem-estar
como reter talentos
© – Shutterstock

Algumas organizações têm um orçamento mensal que os colaboradores podem gastar numa atividade à sua escolha como a compra de equipamento esportivo, aulas esportivas, ioga, entre outras.

  1. Mobilidade internacional
© – Shutterstock

Para as novas gerações, ter experiência profissional em outro país é uma de suas prioridades. Se uma empresa possui escritórios em outros países, é aconselhável criar planos de intercâmbio.

  1. Viagem de reconhecimento 
como reter talentos
© – Shutterstock

E se os melhores desempenhos forem reconhecidos com uma viagem? Por exemplo, a consultoria Robert Walters realiza uma convenção global anual onde são premiados os melhores desempenhos, que se encontram em uma viagem a Las Vegas, Tailândia ou Miami.

  1. Trabalho remoto e flexibilidade
© – Shutterstock

A grande maioria (88%) dos funcionários esperam maior flexibilidade dos líderes de sua organização. Se pudessem escolher, 13% prefeririam não ir ao escritório e permanecer em regime de trabalho remoto, 26% gostariam de ir 2 dias por semana, 27% 3 dias, 30% iriam um dia e apenas 4% concordaria em participar 5 dias por semana.

  1. Dias de folga
© – Shutterstock

Muitas organizações concedem aniversários ou eventos familiares como dias de folga e essa prática é reconhecida e desejada pelos colaboradores.

  1. Associações com ONGs
© – Shutterstock

É aconselhável consultar com a equipe quais causas são mais importantes para eles e procurar organizações para as quais possam contribuir, seja com atividades como voluntariado ou doações.

  1. Reciclagem
© – Shutterstock

Incentivar a equipe a ter uma cultura de reciclagem, compartilhamento de informações e organização de recipientes para reciclagem é essencial para muitos profissionais.

  1. Aulas de idiomas
© – Shutterstock

Inclua no grupo de benefícios organizacionais aulas durante o horário de trabalho, onde os funcionários podem aprender idiomas.

  1. Coaching e mentoring
© – Shutterstock

Dependendo do cargo e do desenvolvimento profissional, você pode encontrar mentores internos ou externos que podem contribuir para o desenvolvimento profissional.




Os assuntos mais relevantes diretamente no seu e-mail

    Inscreva-se na nossa newsletter