Equilibrar as “cinco bolas” da vida: trabalho, saúde, amigos, família e espiritualidade. É esse equilíbrio que vai moldando um ser humano e um profissional cada vez melhores. Essa é a recomendação de Kleber Meira, diretor-executivo da Aena Brasil, feita durante o primeiro episódio do FDC Legacy Talks, videocasts da iniciativa CEOs Legacy, da Fundação Dom Cabral. Meira argumenta que é preciso dedicar espaço e tempo a cada uma dessas cinco bolas, a fim de que elas estejam sempre em equilíbrio.

O executivo que abre a série de videocasts está à frente, no Brasil, da Aena, estatal (51% das ações do governo da Espanha e 49% da Bolsa), que é a maior operadora aeroportuária do mundo, em termos de número de passageiros. Meira é formado em engenharia e pós-graduado em Finanças e Marketing pela PUC-Rio, sendo ainda certificado como conselheiro da Administração pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) e FDC.

Viajar é preciso

Foto: Prostock-studio/ Shutterstock

Além das cinco bolas da vida, Meira recomenda aos executivos que viajem sempre que possível, tanto a trabalho, quanto com a família ou amigos. As viagens proporcionam conhecer e entender novas culturas e modos de vida, o que enriquece o ser humano e também o profissional. Meira, por exemplo, diz que, além do trabalho, costuma viajar com a família, que inclui três filhas, e colegas de colégio e faculdade.

Sobre gestão, o executivo defende que tudo deva girar em torno do ser humano, o que é um “mantra” para ele.

Leia também:

Consultora aponta nove virtudes para a construção da liderança

“É preciso ter a capacidade de diálogo, de conversar e respeitar as diferenças, mas sempre pensando no coletivo”, destacou.

Recomendações de leitura

Kleber Meira indicou, ainda, duas boas dicas de leitura para executivos e leitores em geral. Os livros são os seguintes:

  • ‘Sapiens, uma breve história da humanidade’, de Yuval Noah Harari.
  • ‘O Ego é seu inimigo, como dominar seu pior adversário’, de Ryan Holiday.

Confira a entrevista completa a seguir: