-
Inovação e transformação digital
O uso do recurso de inteligência artificial ChatGPT pode aumentar a qualidade da comunicação corporativa, de acordo com um estudo do MIT. Mas, a efetividade desta solução ainda está restrita a tarefas simples, como escrever e-mails e relatórios curtos.
Além de qualidade melhorada, a utilização pode incrementar a produtividade dos profissionais. Segundo os pesquisadores, o uso de chatbots de IA generativa melhorou a velocidade e a qualidade de tarefas simples de escrita. Detalhe: o levantamento não levou em consideração a verificação dos fatos.
Como destaca uma reportagem da Forbes, a adoção de chatbots de IA generativa ainda é uma discussão em aberto para formas de escrita mais complexas, em função dos erros factuais. Porém, o uso das ferramentas em tarefas rotineiras pode levar a um aumento de produtividade de 40% e melhorias de qualidade de 18%.
ChatGPT melhora comunicação, mas ainda apresenta limitações
Os autores do estudo – Shaked Noy e Whitney Zhang – recrutaram 453 pessoas com formação universitária para realizar algumas tarefas de escrita. As ações incluíam escrever um comunicado à imprensa sobre um novo produto, um e-mail para toda a empresa a respeito de nova política ou um relatório de consultoria sobre uma nova tendência. Cada pessoa foi solicitada a realizar duas tarefas. Os participantes foram recrutados no serviço Prolific, uma plataforma que conecta pesquisadores de várias disciplinas, e disseram ter feito tarefas semelhantes antes.
Entre cada trabalho, metade dos participantes foi convidada a se inscrever no ChatGPT e foi autorizada a usá-lo na outra tarefa. Desse total, 80% usaram o dispositivo. As tarefas de escrita foram avaliadas por outro grupo de profissionais dessas áreas, por meio de um sistema de pontuação numerada. Os participantes também receberam tempo para cada tarefa e incentivo financeiro, o que aumentou as chances de melhor desempenho.
Os autores enfatizaram as limitações do estudo, razão pela qual escolheram especificamente trabalhos nos quais a verificação rigorosa dos fatos não era um problema, devido às restrições de orçamento e tempo para o projeto. Como resultado, os autores não puderam tirar nenhuma conclusão sobre a produtividade de como o tempo gasto na verificação de fatos poderia compensar os benefícios obtidos com o uso da tecnologia.
Os participantes do estudo também responderam às pesquisas de acompanhamento. Quando eles usaram o ChatGPT duas semanas após o experimento, ficaram empolgados e preocupados com a IA. Eles também disseram que têm duas vezes mais chances de usar chatbots em seus empregos reais. No entanto, quando o estudo foi reavaliado dois meses depois, a probabilidade caiu para cerca de 20%.
Leia também:
Inteligência artificial necessita de regulamentação
Estudos da McKinsey estimam que o uso alavancado da IA generativa na produtividade poderia agregar US$ 2,6 trilhões a US$ 4,4 trilhões em valor anualmente à economia global. A OpenAI, um dos players dessa área, estima que 80% dos trabalhos poderiam incorporar recursos de IA generativa em seus fluxos de trabalho.