close

Empresas enfrentam desafio de capacitar em larga escala

Plataformas de educação executiva em formato de streaming facilitam aprendizado com flexibilidade para profissionais e ganho em otimização dos processos para as empresas

capacitacao em escala © - Shutterstock
por Redação junho 16, 2023
  • Educação e aprendizagem Mais informações
    Educação e aprendizagem
  • Inovação e transformação digital Mais informações
    Inovação e transformação digital

O relatório O Futuro do Trabalho 2023, do Fórum Econômico Mundial (WEF), mostrou que os empregadores estimam que 44% das habilidades dos trabalhadores serão alteradas nos próximos cinco anos e 60% da atual força de trabalho demandará treinamento antes de 2027. Dentre as habilidades mais exigidas estão conhecimentos em inteligência artificial, Big Data, pensamento criativo e analítico, resiliência, flexibilidade e agilidade.

Leia mais: Conheça quais são as profissões do futuro

“O futuro do trabalho exigirá uma nova abordagem em relação à aprendizagem e desenvolvimento de habilidades. Os executivos terão que assumir múltiplas funções e tarefas dentro das empresas, necessitando de conhecimentos atualizados e úteis para o contexto em constante mudança”, explica Paula Warick, gerente Operacional do FDC Signature, o streaming de educação executiva da Fundação Dom Cabral.

Ensino remoto ganha importância no cenário de aprendizado contínuo

No entanto, a necessidade de atualização nem sempre é compatível com a rotina corporativa, principalmente em um cenário no qual os profissionais têm muitas tarefas a cumprir.

Uma alternativa que vem se mostrando uma tendência para solucionar essa questão é o ensino remoto, por meio de programas que permitem flexibilidade de dias e horários. Para os colaboradores, a solução traz maior autonomia e possibilidade de divisão de tempo entre vida pessoal e profissional. Para as empresas, esses recursos são uma forma de ganhar escala no aprendizado.

De acordo com Paula, a responsabilidade pelo desenvolvimento pessoal e profissional será cada vez mais centralizada nos próprios indivíduos, com o reskilling e upskilling. Porém, o formato de aprendizagem mudou, não se limitando às salas de aula presenciais. “Hoje, é preciso considerar fontes de aprendizado online, que oferecem atualizações rápidas e acessíveis. A forma de trabalho também está em constante evolução, com os executivos trabalhando cada vez mais remotamente e tendo seus horários fragmentados entre vida pessoal e profissional”, explica.

Neste contexto, propostas como o FDC Signature são alternativas tanto para as empresas quanto para seus colaboradores, permitindo a capacitação em escala. No caso específico da FDC, o programa funciona em formato de streaming, que pode ser acessado mediante assinatura. São dezenas de cursos exclusivos, trilhas, fóruns de discussão, microlearning e cases para acelerar o desenvolvimento gerencial de indivíduos e equipes.

“Esta é uma alternativa prática e eficiente para permitir que os executivos possam se desenvolver no seu próprio ritmo, em qualquer lugar, utilizando o dispositivo mais adequado para ele”, destaca Paula.




Os assuntos mais relevantes diretamente no seu e-mail

    Inscreva-se na nossa newsletter