close

Quem conhece valoriza mais o agro, mostra pesquisa

Pesquisa que mostrou que 7 em cada 10 pessoas enxergam o agronegócio de maneira positiva, também revela que grupos etários têm visões diferentes do setor

agro © - Shutterstock
por Redação 7 de novembro, 2022
  • Impacto positivo e legados sustentáveis Mais informações
    Impacto positivo e legados sustentáveis
  • Estratégia e governança Mais informações
    Estratégia e governança

O levantamento “Percepções Sobre o Agro. O Que Pensa O Brasileiro”, organizado pelo Movimento Todos a Uma Só Voz, mostra uma visão positiva do setor:  7 em cada 10 pessoas têm uma percepção favorável do agronegócio. A pesquisa também trouxe alguns recortes, como o que mostra que o setor é melhor avaliado por quem já trabalhou (84%) ou tem parentes que trabalham no agronegócio (80%). 

Por outro lado, a faixa etária de 30 a 59 anos tende a ser mais crítica que o total da amostra em aspectos ambientais. “Para esta faixa etária, o agro é mais descrito como responsável por impactos ambientais e má utilização de recursos hídricos”, explica Paulo Rovai, coordenador geral da pesquisa. 

O levantamento foi feito pela Brasil Panels em uma amostra nacional, com 4.215 entrevistas, para representar todos os estratos e perfis da sociedade brasileira.

Jovens foram menos impactados por propagandas do agro

Outro dado revelado pelo levantamento é que pessoas com mais de 60 anos, significativamente da classe B, são parte de um público que têm maior lembrança das propagandas do agronegócio. Na pesquisa, 73% dos entrevistados nesta faixa etária disseram ter lembranças da publicidade no agro, sendo que 75% são da classe B. No geral, 64% dos respondentes afirmaram lembrar de propagandas do setor. 

A proporção de pessoas que afirmaram se lembrarem destas propagandas é maior entre quem já trabalhou no agro (81%) ou tem algum familiar que trabalha no segmento (74%), bastante superior à média da amostra. 

Entre os jovens, na faixa de 15 a 19 anos, a proporção das pessoas que viram propagandas sobre o agro foi menor que a média da amostra (53%). Entre esse público, 68% dos mais jovens declaram se lembrar de ter visto propaganda ou notícia do setor em TV Aberta (68%) ou em Mídias Sociais (25%). 

Ainda de acordo com a pesquisa, entre os atributos do setor estão a tradição, o fato de ser um orgulho nacional e também de promover o desenvolvimento e a geração de riqueza.


Busca desenvolvimento em gestão, liderança e inovação aplicados ao agronegócio?

Clique aqui e saiba mais!



Os assuntos mais relevantes diretamente no seu e-mail

Inscreva-se na nossa newsletter