Apesar do avanço do e-commerce, as lojas físicas estão longe de perder espaço: no ano passado, elas praticamente empataram como opção de compra entre os consumidores. É o que mostra a pesquisa Tendências do Varejo 2023, realizada em conjunto pela Dito, CRM para varejo omnichannel focado em retenção de clientes, e pela Opinion Box, empresa especializada em soluções de consumer insights.
O levantamento mostrou que, apesar de 73% dos entrevistados ter feito compras online, as lojas físicas não saíram do radar. “O e-commerce, em suas diversas modalidades e plataformas, foi mais popular nas últimas compras das pessoas entrevistadas, mas 70% ainda fizeram compras em lojas físicas no último ano”, registram os especialistas responsáveis pela pesquisa.
De acordo com eles, o e-commerce cresceu de forma impressionante nos últimos anos. O segmento, que já vinha em ascensão, foi acelerado pelo isolamento social e ganhou adeptos que não vão mais largar as “comprinhas” pela internet. Mesmo assim, 39% dos entrevistados preferem combinar as opções de pesquisar na internet e visitar as lojas físicas. E mais: 17% ainda preferem as compras presenciais.
Tendências para 2023
O levantamento foi realizado em julho de 2022 e considerou o comportamento nos últimos 12 meses. Foram ouvidas 2.083 pessoas, sendo a maior parte delas (47%) no Sudeste. Os entrevistados mais ouvidos estão na faixa entre 30 a 49 anos, mas outras gerações também foram consideradas, com consumidores a partir de 16 anos. No recorte social, a pesquisa ouviu as classes AB (17% dos entrevistados) e CDE (83%).
Os dados da pesquisa trazem ainda insights sobre o que levou à desistências das compras e também o comportamento de compra por multicanal, combinando as informações de canais online com lojas físicas. Os preços altos são os principais motivos de desistência de compras online, conforme pontuaram 77% dos respondentes. A experiência ruim com atendimento (64%) e a pouca variedade de produtos (46%) são os motivos seguintes, e essas informações, de acordo com os pesquisadores, podem pautar as tendências do varejo para 2023.